Senado elege Paulo Brossard e Celso Furtado para Conselho da República



O Senado Federal elegeu nesta terça-feira (22) o jurista, ex-senador e ex-ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal, Paulo Brossard, e o economista, ex-ministro do Planejamento e ex-superintendente da Sudene, Celso Furtado, como representantes do Senado no Conselho da República. De acordo com a Constituição, o Senado tem direito a eleger dois cidadãos como representantes da Casa, para um mandato de três anos.

O Senado aprovou também a indicação dos diplomatas Francisco Soares Alvim Neto e Paulo Dyrceu Pinheiro para os cargos de embaixadores brasileiros na Costa Rica e na República Democrática de São Tomé e Príncipe, respectivamente. Também foi aprovada a indicação de Luís Alberto Esteves Scalopi para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça.

Ainda foram aprovados dois acordos internacionais firmados entre o governo brasileiro e as Repúblicas do Chile e da África do Sul. O acordo com o Chile é uma convenção que se destina a evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal em relação ao Imposto de Renda de residentes em um ou nos dois países. A convenção prevê que o acordo também se aplica aos impostos de natureza idêntica que venham a ser criados, além de estabelecer regras para pagamento de juros e royalties, tributação sobre ganhos de capital e rendimentos profissionais.

O acordo com a África do Sul trata de cooperação técnica, com ênfase no desenvolvimento econômico sustentável e abarcando agricultura, educação, energia, indústria, meio ambiente e recursos naturais, mineração, micros e pequenas empresas, saúde, transporte, comunicações, navegação, turismo e privatização. Essa cooperação se dará conforme programas setoriais específicos, projetos e ações preestabelecidos. No momento oportuno, cada país identificará os ministérios do governo responsáveis pelos vários campos de cooperação listados no acordo.




22/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim destaca coincidência na morte e nos ideais de Zumbi e Celso Furtado

Senado manifesta apoio à candidatura de Celso Furtado ao Nobel de Economia

Renan Calheiros diz que Senado deve homenagear Celso Furtado aprovando a Sudene

BENEDITA ELOGIA A ESCOLHA DE CELSO FURTADO PARA ABL

Inscrições para Prêmio Celso Furtado 2012 são prorrogadas

Inscrições para Prêmio Celso Furtado 2012 vão até dia 30 com premiação de R$ 200 mil