Plenário analisa crédito para população de baixa renda e microempreendedores



O Plenário do Senado examina na terça-feira (26), em turno único, o projeto de lei de conversão (PLV nº 22) da Medida Provisória 122/2003 que dispõe sobre a aplicação, pelas instituições financeiras, de parcela dos recursos dos depósitos à vista em operações de crédito destinadas à população de baixa renda e a microempreendedores. O valor máximo de crédito por cliente é de R$ 1 mil, a juros de apenas 2% ao mês. O crédito já vem sendo oferecido pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. A medida, conforme o governo, beneficiará cerca de 25 milhões de brasileiros.

A MP também autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Incentivo à Implementação de Projetos de Interesse Social (PIPS). O objetivo do programa será a criação e a implementação de núcleos habitacionais que tornem acessível a moradia para segmentos populacionais de diversas faixas de renda. O programa também visa o desenvolvimento e a ampliação de infra-estrutura nos segmentos de saneamento básico, energia elétrica, telecomunicações, gás, rodovias, sistemas de irrigação e drenagem, portos e serviços de transporte em geral. O objetivo é universalizar e aumentar a eficiência dos serviços prestados.

Ainda na terça, podem ser votados pelo Plenário outros dois projetos de lei de conversão de medidas provisórias. Um deles, o PLV nº 21, da MP 121/2003, autoriza o Banco do Brasil a criar subsidiárias, destinadas a atuar em microfinanças e consórcio para bens duráveis (geladeiras, fogões, televisores etc.) para a população de baixa renda. O projeto estabelece que as subsidiárias não precisam exigir comprovação de renda, o que pode beneficiar inclusive pessoas desempregadas ou que estejam no mercado informal (camelôs, por exemplo).

O projeto de lei de conversão (PLV nº 21) da MP 121/2003 define normas de regulação para o setor farmacêutico e cria a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Se as matérias forem votadas, os senadores começam a discutir já na terça-feira a proposta de emenda à Constituição (PEC nº 13/2003) do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que devolve aos estados a competência de legislar sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios. Em qualquer desses casos, a PEC determina consulta prévia à população, mediante plebiscito. De acordo com a justificação do senador à proposta, a Emenda Constitucional 15/96, atualmente em vigor, fere o pacto federativo.

Outra proposta de emenda à Constituição (PEC 55/1999) que pode ser votada nesta semana em segundo turno, na quinta-feira (28), foi apresentada pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) e inclui o princípio da -razoabilidade- entre os princípios que devem orientar as ações da administração pública direta e indireta, em todos os níveis. A proposta foi aprovada pelo Plenário, em primeiro turno, no dia 20 deste mês.



22/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crédito para construção tem juros reduzidos para população de baixa renda

Sérgio Souza comemora benefícios para microempreendedores e donas de casa de baixa renda

CE discute construção de creches para população de baixa renda

Defensoria Pública faz mutirão para atender população de baixa renda

Inflação para população de baixa renda sobe menos em novembro

FINANCIAMENTO DE MORADIA PARA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA SERÁ DISCUTIDO NA CAS