Plenário aprova embaixadores para França, Canadá e Sri Lanka
O Plenário do Senado aprovou três indicações de embaixadores. Para chefiar a representação na França, por 45 votos a favor e 7 contrários, foi aprovado o nome de José Maurício de Figueiredo Bustani. Para o Canadá, com 52 votos favoráveis e 5 contrários, foi aprovada a indicação de Paulo Cordeiro de Andrade Pinto. Para comandar a representação diplomática no Sri Lanka, foi aprovado, por 45 votos a favor, 5 contrários e duas abstenções, o nome de Pedro Henrique Lopes Borio.
As indicações de embaixadores são sempre feitas pelo presidente da República e todos os indicados acima são diplomatas de carreira. As votações foram secretas, mas a sessão foi pública, seguindo recente norma adotada pelo Senado, como enfatizou o presidente interino, Tião Viana (PT-AC).
O relator da indicação de Bustani na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), foi o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Durante a votação, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou a destituição de Bustani da direção-geral da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq), em 2002, por pressão dos Estados Unidos, após o diplomata ter se empenhado em atrair o Iraque para a organização, o que possibilitaria inspeções naquele país pela organização. Posteriormente, Bustani, ministro de primeira classe do Itamaraty,foi embaixador na Grã-Bretanha.
- É um dos embaixadores mais dignos e honrados no seu tempo - afirmou o parlamentar.
O voto favorável à indicação de Paulo Cordeiro de Andrade Pinto na CRE foi redigido pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Durante a votação, Crivella afirmou que o indicado, ministro de primeira classe do Itamaraty, mostrou, na sabatina na CRE, "ter total conhecimento do Canadá, país cujo contencioso com o Brasil tem sido motivo de preocupação nos últimos anos". O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) afirmou que o indicado vai para uma missão muito importante, uma vez que o Brasil tem um imenso potencial de parceria com o Canadá a ser explorado.
A indicação de Pedro Henrique Lopes Bório na CRE foi relatada pelo senador Marco Maciel (DEM-PE). Ministro de segunda classe do Itamaraty, Pedro Bório foi secretário de Cultura do Distrito Federal no último governo do ex-senador Joaquim Roriz.07/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário aprova embaixadores para França, Canadá e Sri Lanka
Senadores deverão analisar indicações de embaixadores do Brasil no Canadá e na França
CRE APROVA INDICAÇÕES DE EMBAIXADORES PARA VENEZUELA E CANADÁ
Plenário aprova nomes de embaixadores e de indicado para a Anatel
Plenário aprova tratado de extradição entre Brasil e Canadá
Plenário aprova indicações de embaixadores para Rússia e Reino Unido