Plenário aprova voto de pesar pelo falecimento de dom Lucas
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (10) requerimento de voto de profundo pesar pelo falecimento, aos 76 anos, do cardeal dom Lucas Moreira Neves, no último domingo (8), em Roma. A iniciativa partiu dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP), que lamentaram em nota o falecimento do cardeal e lembraram que ele estava entre os possíveis sucessores de João Paulo II.
Suplicy fez um breve relato da trajetória de dom Lucas, mineiro de São João Del Rei e primo do presidente Tancredo Neves, até à presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1995 a 1998. Em 1998, foi elevado pelo Papa ao posto de prefeito da Congregação para os Bispos, ao qual renunciou, em 2000, por problemas de saúde: a diabetes o obrigava a sessões freqüentes de hemodiálise. Dom Lucas também era membro da Academia Brasileira de Letras e foi colaborador de alguns jornais.
Os senadores incluíram em sus nota declarações de dom Paulo Evaristo Arns, ex-cardeal de São Paulo, e do presidente da República, Fernando Henrique, que admiravam o trabalho pastoral de dom Lucas.
10/09/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário aprova voto de pesar pelo falecimento de Maurice Druon
PLENÁRIO APROVA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE LÚCIO COSTA
SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JORNALISTA
Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Dilamar Machado
Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de monsenhor de Alagoas
Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Juraci Magalhães