Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Juraci Magalhães
Ao encaminhar o requerimento, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) lembrou que Juraci Magalhães foi governador da Bahia duas vezes, ministro de Estado e senador. Exerceu o cargo de presidente da Vale do Rio Doce e da Petrobras. "Quero traduzir o pesar da Bahia e de todo o Brasil pela perda desse grande político, arauto da UDN", enfatizou.
Lúcio Alcântara (PSDB-CE) destacou que Juraci, um dos muitos cearenses que abandonaram seu torrão natal, foi acolhido pela "calorosa" Bahia e ali fez sólida carreira política. Além dos cargos que exerceu, lembrou o senador, Juraci legou ao Brasil políticos importantes como o ex-senador Jutahy Magalhães, seu filho já falecido, e o atual líder do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Magalhães Filho.
Bello Parga (PFL-MA) lembrou episódio relevante na vida de Juraci, quando pré-candidato à presidência da República. Ele foi preterido pela UDN, seu partido, que preferiu apoiar Jânio Quadros. O episódio, lembrou o senador, teve as conseqüências funestas para o país que todos conhecem.
Na condução dos trabalhos da sessão, o presidente Jader Barbalho (PMDB-PA) associou-se às manifestações de pesar em nome da Mesa.
15/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JORNALISTA
Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Dilamar Machado
Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de monsenhor de Alagoas
Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Rachel de Queiroz
Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Waly Salomão
SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE TAUFIC TEBET