Plenário começa sessão em homenagem ao 'patriarca da Independência'
A sessão deliberativa ordinára desta quinta-feira (13) foi encerrada por volta das 17h30 para a realização de sessão especial destinada a comemorar os 250 anos de nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como Patriarca da Independência do Brasil por ter sido um dos maiores defensores do processo.
José Bonifácio nasceu em Santos (SP) em 1763 e aos 20 anos foi estudar em Portugal, formando-se em Direito, Filosofia e Matemática. Retornou ao Brasil somente em 1819, com 56 anos, e atuou como ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros em 1822 e 1823. De início, apoiou a regência de dom Pedro de Alcântara, mas depois da Independência, organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal.
Em 1823, foi demitido por dom Pedro I e passou a atuar na oposição. Após o fechamento da Assembleia Constituinte, em 11 de novembro de 1823, José Bonifácio foi banido e se exilou na França por seis anos. De volta ao Brasil, e reconciliado com o imperador, assumiu a tutoria de seu filho quando Pedro I abdicou, em 1831, e partiu para Portugal. Permaneceu como tutor do futuro imperador até 1833. Em 1838, José Bonifácio morreu na própria casa, no Rio de Janeiro.
Mais informações a seguir
13/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cláudio Lembo participa de homenagem ao Patriarca da Independência
Começa sessão de homenagem ao líder da independência cubana José Martí
Tuma homenageia o Patriarca da Independência
Lembo homenageia patriarca da Independência, José Bonifácio
Memorial: Veja como foi o seminário José Bonifácio, o Patriarca da Independência
Especial D.O.: Programa de eventos vai atuar no resgate da memória do Patriarca da Independência