Tuma homenageia o Patriarca da Independência



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) homenageou o político, escritor e filósofo José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência. Ele disse lamentar não estar presente à solenidade que o governador do estado de São Paulo, Cláudio Lembo, e o prefeito de Santos (SP), João Paulo Tavares Safra, realizam nesta terça-feira (13) para prestigiar o que chamou de figura ímpar da política brasileira na passagem de seu aniversário. José Bonifácio nasceu em Santos em 13 de junho de 1763.

Tuma lembrou que José Bonifácio era chamado, aos 58 anos, quando ocupava o cargo de ministro de D. Pedro I, de Patriarca da Independência, por seu trabalho junto ao então Príncipe Regente contra a política recolonizadora das Cortes Portuguesas e a favor da permanência de D. Pedro no Brasil, definida no Dia do Fico - o que contribuiu para a Independência do Brasil.

Segundo Tuma, José Bonifácio, como filósofo, cunhou os princípios de cultura e política que levaram o Brasil à Independência e servem de referencial de sua formação até os dias de hoje. Em apartes, os senadores Marco Maciel (PFL-PE) e o presidente do Senado, Renan Calheiros, louvaram os predicados que granjearam o título de "Pai da Pátria" a José Bonifácio.

O senador por São Paulo homenageou, ainda, a Marinha do Brasil pela passagem do dia 11 de junho, que marca a Batalha Naval do Riachuelo - uma das páginas mais heróicas da História do Brasil.



13/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lembo homenageia patriarca da Independência, José Bonifácio

Senado homenageia José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência

Cláudio Lembo participa de homenagem ao Patriarca da Independência

Plenário começa sessão em homenagem ao 'patriarca da Independência'

Memorial: Veja como foi o seminário José Bonifácio, o Patriarca da Independência

Especial D.O.: Programa de eventos vai atuar no resgate da memória do Patriarca da Independência