Plenário deve votar indicação de novo presidente do BC na próxima semana



A votação da mensagem presidencial que indica o economista Alexandre Tombini para a presidência do Banco Central (BC) deverá ser um dos destaques das votações em Plenário na próxima semana. Tombini, indicado pela presidente eleita, Dilma Rousseff, substituirá Henrique Meirelles, que ocupa o posto desde o início do primeiro mandato de Lula.

Tal qual Meirelles, que foi indicado em 2002 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para atender ao pedido de Lula, Tombini foi formalmente indicado por Lula para que possa entrar em exercício já em janeiro.

Tombini é funcionário de carreira do BC há 15 anos e exerce, atualmente, o cargo de diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro da instituição. Formou-se em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e obteve o Ph.D em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Estatais

Também está prevista para a próxima semana a votação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 14/10, que alterou a Medida Provisória 500/10 e tranca a pauta. A partir de sua análise, outras matérias poderão ser indicadas pelos líderes para votação.

O PLV autorizou a União, as entidades da administração pública direta ou indireta e os fundos do qual o Tesouro seja o único acionista - como o Fundo Soberano do Brasil (FSB) - a adquirirem, permutarem e cederem ações e direitos econômicos entre si. A MP abriu caminho para que a União utilizasse o Fundo Soberano para viabilizar o processo de capitalização da Petrobras.

Embaixadores

De acordo com informações da liderança do governo, há ainda previsão de apreciação de mensagens presidenciais com indicações de embaixadores.



10/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário deve votar indicação de Rosa Weber ao STF na próxima terça

CCJ deve votar indicação de novo procurador-geral da República na próxima quinta

Com pauta trancada, Plenário só deve apreciar indicação de ministra do STF na próxima semana

Senado pode votar indicação de Teori Zavascki ao STF na próxima semana

PLENÁRIO DEVE VOTAR TERÇA INDICAÇÃO DE GROSSI

Sem acordo para MP, Plenário deve votar empréstimos e indicação de autoridade