Plenário recebe Lafer para discutir embargo canadense à carne brasileira



O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, vem ao Senado no próximo dia 7, às 14h30, para prestar esclarecimentos, em plenário, sobre o embargo comercial canadense à carne bovina brasileira. O convite ao ministro foi sugerido em requerimento do senador Paulo Hartung (PPS-ES), aprovado pelo plenário durante a convocação extraordinária.

Sob o argumento de que o rebanho brasileiro está contaminado pelo mal da "Vaca Louca", o Canadá suspendeu a compra da carne produzida no Brasil. A medida foi seguida pelo México e Estados Unidos, causando prejuízos que, segundo a Sociedade Rural Brasileira, já somam cerca de R$ 7 bilhões.

No dia 7, Lafer, que marcou a data para sua vinda ao Senado, deve falar ainda sobre o impasse entre o Brasil e o Canadá envolvendo subsídios do governo dos dois países a empresas de aviação. O governo canadense moveu processo contra o Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC), alegando que o governo brasileiro ofereceu subsídios à Embraer, que concorre no mercado internacional com a canadense Bombardier. O Brasil foi condenado a pagar multa ao Canadá, porém denunciou em seguida que o Canadá vem oferecendo diversos tipos de incentivo à produção de aviações.

23/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lafer e Pratini explicam a senadores embargo canadense à carne brasileira

Plenário recebe Lafer para discutir relações comerciais com Canadá

Para Heloísa, embargo à carne brasileira popularizou a discussão sobre globalização

Rússia seguirá critérios técnicos para suspender embargo à carne brasileira, diz Patriota

Senadores farão audiência no Pará para discutir embargo à carne produzida no estado

Carne brasileira está retornando ao mercado canadense, afirma ministro