Lafer e Pratini explicam a senadores embargo canadense à carne brasileira
Nesta terça-feira (dia 13), às 14h30, está marcada a audiência do ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer. Atendendo a requerimento do senador Paulo Hartung (PPS-ES), o chanceler brasileiro falará das medidas diplomáticas tomadas pelo país para reverter o embargo. Ele também vai falar a respeito das divergências entre Brasil e Canadá no mercado internacional de aviões a jato de médio porte, envolvendo as empresas Bombardier, canadense, e Embraer, brasileira.
Na quarta-feira (dia 14), no mesmo horário, o ministro da Agricultura e do Abastecimento, Pratini de Moraes, vai falar exclusivamente sobre o boicote canadense à carne bovina brasileira. Pratini de Moraes virá ao Senado atendendo a requerimento apresentado pelo senador Osmar Dias (PSDB-PR).
O argumento oficial do governo canadense para proceder ao embargo é o de que o Brasil não forneceu, em tempo hábil, informações sobre o controle da doença da vaca louca. Por causa das convocações dos ministros, não haverá votações nas sessões deliberativas desses dois dias.
Os senadores vão debater também com o chanceler Celso Lafer a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) de determinar a punição do Brasil por considerar que o país subsidia as exportações dos aviões da Embraer. O Brasil pede que a OMC avalie também as contas secretas do governo canadense utilizadas para favorecer as exportações da Bombardier.
12/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário recebe Lafer para discutir embargo canadense à carne brasileira
Deputados e senadores discutem com parlamentares europeus embargo à carne brasileira
Carne brasileira está retornando ao mercado canadense, afirma ministro
Paim critica embargo europeu à carne brasileira
Embargo da UE à carne bovina brasileira é tema de audiência na CRA
Ana Amélia critica embargo russo à carne brasileira