Plenário votará na próxima terça mudança em regras de empréstimos do Banco da Terra



Foi adiada para a próxima terça-feira (27) a votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 42/2012 - Complementar, que faz alterações nas regras do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, conhecido como Banco da Terra. O projeto estava na pauta do Plenário desta quarta (21), mas a votação foi adiada em razão da necessidade de quórum qualificado, por se tratar de lei complementar.

O quórum para a aprovação desse tipo de projeto é de maioria absoluta, o que equivale aos votos favoráveis de 41 dos 81 senadores.

A principal alteração promovida pelo projeto é a permissão para que os herdeiros possam se valer do fundo para financiar a aquisição da fração ideal de outros herdeiros, de forma a manter a propriedade como unidade familiar de produção. Para isso, é preciso que atendam às regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Além disso, o trabalhador sem terra ou o pequeno agricultor que tomar recursos do Banco da Terra poderá ter 35 anos para quitar a dívida e não 20 anos, como prevê a lei em vigor.



21/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário votará parecer sobre CPI da Petrobras na próxima terça-feira

Comissão aprova 35 anos de prazo para quitação de empréstimos do Banco da Terra

CCJ aprova mudança no Banco da Terra para beneficiar agricultor familiar

Subcomissão da Copa votará plano de trabalho na próxima terça

CAE examina empréstimos internacionais na próxima terça

Mudança nas regras eleitorais na pauta da CCT da próxima semana