Subcomissão da Copa votará plano de trabalho na próxima terça



A Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, subordinada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), reúne-se nesta terça-feira (5) para aprovação do seu plano de trabalho. O presidente é o senador Blairo Maggi (PR-MT), e o vice-presidente, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB).

Uma das preocupações dos membros da comissão é de que todo cidadão possa acessar as informações relativas às obras da Copa. A proposta a ser analisada pelos parlamentares prevê o trabalho da Secretaria Especial de Informática (Prodasen) para acelerar a conclusão do portal de acompanhamento da Copa 2014, criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), onde são inseridas informações - descrição, cronograma e valores - sobre cada obra relacionada ao evento.

Também serão publicados documentos técnicos, como o projeto básico da obra, os editais de licitação, os contratos e dados de empenhos e pagamentos. O portal contará ainda com espaço para o cidadão fazer denúncias se identificar indícios de irregularidade em alguma construção.

De acordo com o plano de trabalho, as informações serão inseridas no Portal da Copa pelos gestores de cada contrato - os órgãos responsáveis pela execução em cada ente federado. Para obter os dados de obras em estados e municípios, a subcomissão buscará firmar parcerias com governos e prefeituras, para que estes façam a inserção diretamente. 

Tribunais de Contas 

Os presidentes dos Tribunais de Contas Estaduais também serão chamados a assinar termo de cooperação para instituir, nos seus colegiados, instrução normativa semelhante à do Tribunal de Contas da União (TCU), que tornou obrigatória a divulgação dos dados de obras que utilizem recursos federais.

Os integrantes da subcomissão pretendem visitar periodicamente as cidades-sede para acompanhar o avanço das obras e os respectivos gastos. Outra proposta é realizar audiências públicas com os titulares dos ministérios envolvidos na realização do evento: das Cidades, do Esporte, da Defesa, do Transporte e do Turismo.

Os parlamentares também pretendem realizar audiências com os governadores e prefeitos dos entes que receberão os jogos da Copa: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Também está prevista no plano de trabalho a realização de audiências públicas de acompanhamento. À medida que os trabalhos avançarem, atrasos e outras inadequações poderão ser discutidos.

A reunião da subcomissão ocorrerá após a realização conjunta da CMA e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), na sala 9 da ala Alexandre Costa. 

Belo Monte

Após a reunião da subcomissão da Copa, ocorrerá a eleição do presidente e do vice-presidente da subcomissão de acompanhamento das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Deve ser eleito presidente o autor do requerimento de criação do colegiado, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).



01/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão da Amazônia define plano de trabalho na próxima quarta

Subcomissão da Copa elabora plano de trabalho para 2011/2012

Subcomissão de resíduos sólidos vota plano de trabalho na terça

Comissão de Mudanças Climáticas vota plano de trabalho na próxima terça

Plenário votará parecer sobre CPI da Petrobras na próxima terça-feira

Plenário votará na próxima terça mudança em regras de empréstimos do Banco da Terra