Plínio de Arruda Sampaio pede revisão da votação sobre índice de produtividade



O presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária, Plínio de Arruda Sampaio, considerou equivocada a decisão da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) de aprovar relatório da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) a projeto que altera o cálculo do índice de produtividade rural. Segundo ele, a matéria é inconstitucional e os senadores da CRA, onde ocorre agora uma audiência pública sobre o assunto, foram levados à uma votação equivocada. 

- Estou aqui para pedir aos senhores senadores, que votaram equivocadamente essa matéria, que revertam essa decisão, antes que esse projeto seja derrotado na Justiça. É preferível que os senadores derrubem esse flanco aqui, a ver essa causa na Justiça - disse Plínio Sampaio. 

O especialista em reforma agrária afirmou que o erro está em que a mudança implementada pelo projeto, de alterar o cálculo da produtividade agrária, retira a obrigatoriedade constitucional de a terra cumprir sua função social. Ele lembrou que a terra é propriedade de um país, é um bem finito e de acesso limitado.

- O primeiro objetivo dessa lei é injustificável e atende a grileiros. Com base em uma argumentação muito técnica e sofisticada, esse projeto causou ilusão em quem não conhece o assunto. Isto não é democrático e não responde às necessidades da sociedade brasileira - afirmou.

Mais informações a seguir



13/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plínio de Arruda Sampaio defende mobilização do MST em audiência na CPI da Terra

CPI da Terra ouve nesta terça-feira Plínio de Arruda Sampaio

José Nery registra decisão do PSOL de lançar Plínio de Arruda Sampaio à Presidência da República

José Nery registra escolha de Plínio de Arruda Sampaio para disputar presidência da República

Marcos Guerra critica revisão de índice de produtividade da terra

CRA marca para 12h30 decisão sobre índice de produtividade da terra