PMDB deve se reunir depois de amanhã para definir candidato à Presidência



O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO) disse há pouco aos jornalistas que a bancada de seu partido deve se reunir na próxima quinta-feira (6), às 10h, para decidir que candidato apoiará para a Presidência da Casa. Entretanto, se houver mais de um senador interessado em ocupar o cargo, Raupp disse que serão necessárias pelo menos mais 24 horas para que se faça uma eleição interna. De acordo com o líder do PMDB, preferencialmente será indicado um candidato que obtenha consenso tanto dentro como fora da bancada. Como pré-candidatos, ele citou os senadores Garibaldi Alves (RN), Neuto de Conto (SC) e Valter Pereira (MS). 

Raupp afirmou ainda que vai propor, na reunião de líderes da próxima terça-feira (11) em que deve ser definido o calendário da eleição do próximo presidente, o adiamento do pleito por pelo menos mais uma semana. Segundo o senador, um acordo dos líderes poderia prorrogar por até 30 dias o prazo para que seja eleito o novo presidente. O Regimento Interno do Senado, no entanto, determina que a eleição ocorra em até cinco dias úteis contados a partir da data de publicação da renúncia no Diário do Senado. De acordo com presidente interino Tião Viana, regimentalmente tal prazo se encerra na próxima quarta-feira (12).

Tradicionalmente o partido com maior número de senadores indica o presidente do Senado. Qualquer senador, no entanto, pode se lançar candidato e ser eleito.



04/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan deve reunir líderes para definir pauta de votações

Começa reunião do PMDB para indicação de candidato à Presidência do Senado

PMDB se reúne nesta terça para indicar candidato à presidência do Senado

Depois de três meses, Congresso deve se reunir para votar 60 pedidos de crédito

Candidato do PMDB chegou ao Senado depois de cinco cargos eletivos

Simon diz que PMDB terá candidato à presidência