PMDB e PT começam a definir composição da Mesa



O candidato do PMDB à presidência do Senado Federal, José Sarney (AP), e o líder do partido, Renan Calheiros (AL), começaram a definir nesta terça-feira (28) a composição da próxima Mesa do Senado, a ser eleita provavelmente no próximo sábado (1º). Renan e Sarney conversaram durante 30 minutos com o atual e o futuro líder do PT, senadores Eduardo Suplicy (SP) e Tião Viana (AC), respectivamente. Depois os quatro estiveram com o líder em exercício do PDT, Jefferson Peres (AM), e entraram em acordo sobre os futuros ocupantes de alguns cargos da Mesa.

O presidente deverá ser o senador José Sarney; o primeiro secretário deverá ser o indicado pelo PT, senador Paulo Paim (RS). Ao PT, caberá ainda a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), cargo para o qual deverá ser eleito o senador Eduardo Suplicy (SP). A primeira vice-presidência caberá ao PFL, provavelmente ao senador José Jorge (PE). A Mesa do Senado tem sete titulares e quatro suplentes. A senadora eleita Serys Marly Slhessaenko (PT-MS) será um dos suplentes.

Ao PFL, deverá também caber a presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional , sendo que o partido tem duas opções para o cargo: os senadores eleitos Marco Maciel (PE) e Antonio Carlos Magalhães (BA). O PDT, segundo o senador Jefferson Peres, deverá ficar com um cargo na Mesa e a presidência da Comissão de Educação .

A presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), um dos cargos mais importantes do Senado, será ainda objeto de negociação entre os partidos. O senador José Sarney acredita que até a próxima quinta-feira toda a composição da Mesa do Senado estará definida. Na semana que vem, os líderes passarão a fechar os nomes dos presidentes de comissões. PMDB e PT já tem seus líderes escolhidos - o PMDB manterá o senador Renan Calheiros até agosto; o PT já escolheu o senador Tião Viana.

O futuro líder do PT explicou que a opção do PT pela CAE, em vez da CCJ, tradicionalmente a primeira escolha do segundo maior partido da Casa, se deve à importância que o partido vem dando à necessidade de aprovar as reformas da Previdência e a Tributária. O partido deverá também indicar o presidente ou o relator da Comissão Mista de Orçamento .



28/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes reúnem-se às 10h para definir composição da Mesa

Proporcionalidade define composição da Mesa e das comissões

Plenário aprova nova composição da Mesa

Sarney saúda acordo para composição da Mesa

Nova Mesa Diretora altera composição dos cargos

Comissões terão nova Composição após eleição da Mesa