Poço de extensão na Bacia de Santos comprova alta produtividade no pré-sal



A Petrobras divulgou nota nesta segunda-feira (11) comunicando a conclusão do teste de formação no primeiro poço de extensão de Guará, que comprovou as estimativas de alta produtividade da acumulação, localizada em águas ultra-profundas, no pré-sal da Bacia de Santos.

O teste foi realizado no poço 3-SPS-69 (3-BRSA-788), localizado no bloco BM-S-9. Durante a ação, foram verificadas vazões da ordem de 6 mil barris por dia de óleo de boa qualidade (30º API) limitada à capacidade dos equipamentos utilizados. O potencial de produção inicial é de cerca de 50 mil barris de petróleo por dia. 

Também denominado Guará Norte, o poço está situado a 2.118 metros de profundidade a cerca de 305 quilômetros da costa do estado de São Paulo, 15 quilômetros a nordeste do 1-SPS-55 (poço descobridor de Guará). 

O teste de formação do poço descobridor 1-SPS-55, realizado anteriormente, já havia revelado números semelhantes aos resultados do poço Guará Norte, demonstrando excelente qualidade dos reservatórios. 

Atualmente, encontra-se em perfuração o segundo poço de extensão, Guará Sul (3-SPS-82A), a cerca de 7 quilômetros ao sul do poço descobridor de Guará. 

O consórcio, formado pela Petrobras (45% - operadora), BG Group (30%) e Repsol Sinopec Brasil (25%), dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas descobertas nesta área, conforme o Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

Fonte:
Agência Petrobras



12/04/2011 15:42


Artigos Relacionados


Descoberta de novo poço abre perspectiva exploratória no pré-sal da Bacia de Santos

Petrobras confirma petróleo de qualidade no segundo poço no pré-sal da Bacia de Santos

Petrobras encontra petróleo de boa qualidade no poço Biguá da Bacia de Santos

Petrobras divulga nota sobre fechamento de poço após acidente na Bacia de Santos

Agência Nacional de Petróleo comprova existência de óleo leve na Bacia de Santos

Mais um poço entra em produção no pré-sal da Bacia de Campos