Polícia de São Paulo desarticula quadrilha de roubos a caixas eletrônicos
Ação foi realizada em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais na madrugada deste sábado
A Polícia Civil de São Paulo, em parceria com a Polícia de Minas Gerais, desarticulou na madrugada deste sábado, 22, uma quadrilha especializada em roubos a caixas eletrônicos. A ação foi realizada no município mineiro de Itamonte, na divisa entre os dois Estados, no momento em que os criminosos explodiam um caixa eletrônico dentro de uma agência bancária.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, a quadrilha é responsável por ao menos 20 ataques a caixas eletrônicos em São Paulo e em Minas. "A operação contou com o apoio da Polícia Civil de Minas Gerais e foi coordenada pelo Deic [Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo]", afirmou o secretário.
Os criminosos estavam armados com fuzis, pistolas e portavam dinamites. De acordo com Grella, durante a ação nove criminosos morreram no tiroteio e quatro foram presos. "Todos os quatro possuem passagem pela polícia, e um deles era foragido", afirmou. Três policiais civis foram feridos.
"A ação em Itamonte contou com 25 policiais civis de São Paulo, 20 de Minas, participação da Polícia Rodoviária Federal e apoio estratégico da Polícia Militar de São Paulo. É um excelente trabalho de integração entre as polícias no combate ao crime", disse Grella. Foram apreendidos seis fuzis, pistolas, coletes a prova de bala e explosivos.
A quadrilha agia em cidades pequenas, com muitos criminosos fortemente armados, distribuídos em diversos veículos. "Era uma típica ação de cangaço, que se via com Lampião. Eles iam em cidades pequenas e faziam isto", afirmou o delegado Ruy Ferraz Fontes, que coordenou a investigação.
O delegado descreveu a ação em Itamonte: "no momento em que eles foram atacar, nosso grupo já estava dentro da cidade. Quando foram abordar os criminosos, eles já haviam explodido um caixa. Nosso grupo foi fazer a intervenção para promover a prisão deles e foi recebido a tiros", afirmou. Os policiais revidaram e conseguiram dominar os criminosos.
Do Portal do Governo do Estado
02/22/2014
Artigos Relacionados
Operação da PF desarticula quadrilha de assalto a bancos, caixas eletrônicos e caminhões no MT
Polícia Federal desarticula quadrilha no interior do Rio de Janeiro
Polícia desarticula quadrilha de tráfico de drogas em Cajamar
Polícia Federal desarticula quadrilha especializada em assaltar caminhões dos Correios
Caixas eletrônicos movimentam 52% do crédito no BB
Caixas eletrônicos poderão ter sistema braile ou comunicação por voz