Polícia Federal cumpre 83 mandados na região de fronteira com o Paraguai



A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (14) a operação “Marco 334”. O objetivo é cumprir 37 mandados de busca e apreensão, 26 mandados de prisão preventiva e dez de condução coercitiva expedidos pela Vara da Justiça Federal em Naviraí, no Mato Grosso do Sul.

A operação visa a desarticular cinco organizações criminosas que atuavam no contrabando de cigarros na divisa entre o Brasil e o Paraguai, próximos às cidades de Mundo Novo e Eldorado, no Mato Grosso do Sul. As quadrilhas contrabandeavam cigarros para os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

Durante o período de 17 meses de investigação foram instaurados 40 inquéritos policiais, que resultaram na prisão de 57 pessoas e apreensão de  72 caminhões e carretas, além de 22 milhões de maços de cigarro. Somente o cigarro apreendido representa sonegação de aproximadamente R$ 11 milhões em impostos.   

O nome da operação faz menção ao marco número 334, um dos 901 que marcam a divisa entre o Brasil e o Paraguai, situado entre as cidades de Mundo Novo e Japorã, no Mato Grosso do Sul, um ponto de passagem estratégico para os contrabandistas em geral e, coincidentemente, o número do artigo do código penal brasileiro que criminaliza o contrabando e o descaminho. 


Fonte:
Polícia Federal



14/09/2011 14:49


Artigos Relacionados


Corregedoria da Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra policiais

Receita e Polícia do Paraguai lançam operação na tríplice fronteira

PF cumpre 39 mandados em Centro de Tratamento de Correio Internacional

PF cumpre mandados em investigação sobre fraude no Banco Panamericano

PF cumpre 118 mandados em operação contra quadrilha de tráfico internacional

Áudio | Presidentes do Brasil e do Paraguai discutem investimentos em energia e combate à violência na região de fronteira