Polícia Federal faz operação para combater contrabando no Paraná
A Polícia Federal (PF) realiza desde terça-feira (9), em Guaíra, às margens do Rio Paraná, a Operação Sentinela. Participarão também da operação, destinada a combater crimes praticados na região, como contrabando e tráfico de armas e drogas -, a Força Nacional de Segurança Pública, a Polícia Militar, a Marinha, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal e a polícia estadual.
Segundo o delegado Érico Saconatto, a previsão é de que a operação prossiga nos próximos dois meses, podendo se estender até o fim do ano. Os 120 policiais que estão na cidade para desenvolver a ação são treinados para auxiliar forças policiais locais em questões que envolvam segurança pública.
Em 2006, de acordo com a PF, cerca de 30 mil pessoas ingressavam mensalmente no País procedentes de Salto del Guairá, no Paraguai. Em 2009, esse número saltou para 420 mil pessoas. Isso, segundo o delegado, justifica uma atuação ostensiva e com a colaboração de diversos órgãos.
Mato Grosso do Sul e o Amazonas, estados que fazem fronteira com outros países, também vão participar da Operação Sentinela. Nesta quarta-feira (10), já foram apreendidos 30 quilos de maconha na rodoviária de Guaíra, que estavam na bagagem de uma mulher. Ela disse que distribuiria a droga no município de Maringá.
Fonte:
10/03/2010 17:41
Artigos Relacionados
Receita e Polícia Federal promovem operação de combate a contrabando e desvio
PF realiza Operação Maya para combater contrabando
Operação combate o contrabando de cigarros no Paraná
Operação de combate ao contrabando apreende 5 mil pacotes de cigarros no Paraná
Receita, PF e Ministério Público fazem operação no Paraná para combater fraudes no IR 2012
Receita Federal e Polícia Federal realizam Operação Heráclidas