Polícia Federal investiga quadrilha que falsificava selos do Inmetro



A Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR) desenvolve, nesta terça-feira (12), a operação Olho de Boi. A ação policial busca cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, em torno de investigação que apura a falsificação de selos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), bem como o uso irregular destes mesmos selos, sobretudo em extintores de incêndio usados em veículos. 

Equipes integradas por 160 policiais federais e 16 servidores do Inmetro participam da operação. O objetivo é cumprir 40 ordens de prisão e de busca e apreensão expedidas pela 2ª Vara Criminal Federal de Curitiba em seis estados (Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia) e no Distrito Federal. Uma pessoa foi presa pela manhã, em Curitiba. 

Segundo a PF, as empresas envolvidas no esquema criminoso colocavam os selos de autenticação do Inmetro (falsos ou mesmo verdadeiros) em extintores de incêndio e os revendiam como se tivessem sido recarregados, colocando em risco clientes que adquirem o produto adulterado. 

O Inmetro deverá divulgar, nos próximos dias, laudo de vistoria das empresas envolvidas, juntamente com o balanço final da operação. 

Os investigados pela PF responderão pelos crimes de falsificação de selo ou sinal público, falsificação de documento público, falsidade ideológica, formação de quadrilha e corrupção passiva, delitos previstos no Código Penal com penas que, somadas, podem se fixar entre seis a 20 anos de reclusão, e entre dois e 12 no caso de corrupção passiva. 

Haverá entrevista coletiva para a imprensa, às 15h, na sede regional da PF no bairro Santa Cândida (Rua Profa. Sandália Monzon - 210), em Curitiba, quando representantes do Inmetro detalharão aspectos da falsificação que, conhecidos do público, podem levar a população a contribuir com a fiscalização dos órgãos federais. 

 

Fonte:
Agência Brasil
Polícia Federal



12/04/2011 14:46


Artigos Relacionados


PF desarticula quadrilha que falsificava selos dos Correios

Polícia Federal desarticula quadrilha no interior do Rio de Janeiro

Polícia federal desmonta quadrilha que fraudava seguro-desemprego em SP

Polícia Federal combate quadrilha que fraudava cartões de crédito

Polícia Federal desarticula quadrilha especializada em assaltar caminhões dos Correios

Previdência, Ministério Público e Polícia Federal desarticulam quadrilha que fraudava aposentadorias