Polícia Legislativa do Senado indicia João Carlos Zoghbi



O ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, João Carlos Zoghbi, foi indiciado nesta terça-feira (19) pela Polícia Legislativa da Casa. Zoghbi está sendo investigado pela suspeita de intermediar operações de crédito consignado para funcionários do Senado.

Também foram indiciados Ricardo Nishimura Carneiro, Bianka Machado e Dias e o filho de Zoghbi, Marcelo Araújo. Os três são sócios em empresas que intermedeiam as operações de crédito consignado - mas, segundo a revista Época, eles seriam na verdade "laranjas" de Zoghbi, pois o ex-diretor do Senado seria o verdadeiro proprietário dessas empresas.

O diretor da Polícia Legislativa, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, anunciou que os quatro foram indiciados por crimes como corrupção passiva e formação de quadrilha - Zoghbi, além desses crimes, também foi indiciado por falsidade ideológica.

Pedro Ricardo informou ainda que os indiciamentos serão enviados à Justiça quando as investigações forem encerradas. A previsão inicial é que isso ocorra no próximo dia 28, mas ele ressaltou que o prazo poderá ser prorrogado.

Novo depoimento

João Carlos Zoghbi e sua esposa, Denise, fizeram um segundo depoimento à Polícia Legislativa nesta terça. Pedro Ricardo informou que no depoimento foram abordadas as denúncias relativas às operações de crédito consignado, e não as acusações que o casal fez em entrevista à Época - quando eles acusaram o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia de envolvimento ilegal em empresas terceirizadas contratadas pela Casa, além de insinuar a participação de senadores nessas irregularidades. O casal desmentiu suas denúncias no primeiro depoimento. Pedro Ricardo reiterou que a investigação conduzida pela Polícia Legislativa se refere apenas às operações de crédito consignado.



19/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Carlos e Denise Zoghbi negam denúncias na Polícia do Senado

Polícia do Senado indicia Zoghbi por formação de quadrilha e corrupção passiva

Casal Zoghbi vai depor às 17h na Polícia Legislativa

Caso Zoghbi: Polícia Legislativa ouve depoimentos de funcionários da Contact

Polícia Legislativa divulga nota sobre depoimento do casal Zoghbi

Polícia Legislativa vai ouvir nesta sexta-feira depoimento de ex-babá de Zoghbi