Policiais civis criam cartilha para combater o preconceito



Publicação fala sobre discriminação racial, bullying, homofobia e orienta vítimas e familiares

A Polícia Civil de São Paulo, por meio do Deinter 1, responsável pela região de São José dos Campos, criou uma cartilha para combater o preconceito. A publicação fala sobre discriminação racial, bullying, homofobia e orienta vítimas e familiares sobre como agir nessas situações.

A cartilha foi criada não apenas para combater, mas para prevenir práticas preconceituosas, ajudando a identificar se a situação é considerada crime, como se enquadra na Lei e como a pessoa discriminada pode se defender.

Segundo o delegado Edilzo Correia de Lima, do Deinter 1, serão distribuídas 10 mil cartilhas a partir do primeiro final de semana de 2012. "O material se destina a turistas, por isso, a distribuição será feita inicialmente na unidade móvel da Polícia Civil, na entrada das cidades de Caraguá e Ubatuba, e depois na entrada de São Sebastião e Ilhabela", explica o delegado.

A escolha do tema, segundo Lima, foi feita com base na repercussão que esses casos têm na sociedade. Quanto ao desenvolvimento desse trabalho, o delegado ressaltou os pontos positivos da iniciativa, entre os quais o esclarecimento à população sobre as medidas que devem ser adotadas diante de uma situação de crime e a de apresentar aos cidadãos o trabalho policial e sua localização.

Da Secretaria da Segurança Pública



01/02/2012


Artigos Relacionados


Seminário para policiais civis discutirá abordagens discriminatórias

CAE vota subsídio habitacional para policiais civis e militares

Raupp defende punição e educação para se combater preconceito

Policiais civis participam de curso de capacitação para a Copa do Mundo

Aprovada PEC que prevê piso salarial para policiais civis e militares

Senado discute piso salarial nacional para policiais civis e militares