Policiais civis do DF que continuarem na ativa terão direito a abono de permanência



Um parecer da Consultoria-Geral da União(CGU) — órgão da Advocacia-Geral da União (AGU) — reafirmou que os policiais civis do Distrito Federal têm direito a receberem o abono de permanência quando optarem por permanecer na ativa voluntariamente.

Segundo a legislação brasileira, os servidores públicos que puderem pedir a aposentadoria voluntária mas que decidirem continuar em atividade têm direito a um abono de permanência, equivalente ao valor da contribuição previdenciária, até completarem as exigências para pedir aposentadoria compulsória.

O parecer da AGU é uma resposta ao questionamento enviado pela Direção Geral da Polícia Civil do DF juntamente com o  Sindicato dos Delegados de Polícia do DF. Em 2008, a CGU/AGU, já havia anunciado que todos os funcionários policiais beneficiários da Lei Complementar nº 51/85 fazem jus ao abono. No entanto, as instituições explicaram que havia dúvidas quanto à aplicação desse entendimento aos policiais civis do DF.

No parecer, a AGU registrou também que, de acordo com a legislação do País, as folhas de pagamento da polícia civil do DF são custeadas pelo Tesouro Nacional, o que apontou a necessidade de uniformizar o procedimento para o pagamento de abono de permanência aos policiais civis do DF.

Saiba mais sobre a Advocacia Geral da União no Portal Brasil.


Fonte:
AGU



18/05/2010 16:57


Artigos Relacionados


STJ decide que IR pode ser cobrado sobre abono de permanência

SP ganha mais 390 policiais civis

Policiais civis investigados do Denarc se entregam

Comissão analisará carreira de policiais civis no DF

ACM apóia reivindicação de policiais civis e federais

Força Nacional terá reforço de 500 policiais civis