Polo de Manaus evitou devastação da floresta, afirmam senadores
O Polo Industrial de Manaus tornou-se um instrumento contra a devastação da floresta amazônica, afirmaram nesta segunda-feira (7) os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM) e Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) durante a sessão especial sobre os 45 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), também presente à sessão, disse que, graças ao modelo implantado no polo, o estado do Amazonas conseguiu preservar 98% de sua floresta.
– Isso é muito importante para o Brasil e para o mundo – acrescentou o deputado.
Vanessa Graziottin notou que a geração de emprego no Polo Industrial de Manaus reduziu a pressão sobre a floresta, mas cobrou uma reflexão sobre o futuro desse modelo iniciado em 1967. Segundo ela, é preciso avançar não somente em sua consolidação, mas também na transformação da biodiversidade amazônica em produto.
Biodiversidade
A parlamentar afirmou que o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) precisa dar um passo significativo e qualitativo no desenvolvimento de pesquisas inovadoras, com foco na geração de produtos da biodiversidade.
Além disso, a Suframa, em sua avaliação, deve se transformar em agência de desenvolvimento regional, contribuindo com os demais estados da Amazônia.
Para Eduardo Braga, é preciso “incluir a floresta” no Polo Industrial de Manaus. Uma das sugestões do senador é estimular, no polo, a fabricação de pneus com a borracha da região.
– É necessária, com a riqueza que Deus nos deu, a transformação rumo a um modelo de desenvolvimento econômico-social com responsabilidade ambiental, um desenvolvimento sustentável – afirmou.
Eduardo Braga disse esperar que a interligação de Manaus com as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio viabilize a primeira grande indústria no polo – a de transformação da silvinita em potássio, matéria-prima de fertilizantes.
07/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores celebram 45 anos do Polo Industrial de Manaus
MIRANDA EXALTA OPERAÇÃO CONTRA A DEVASTAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA
Polo Industrial de Manaus fatura R$ 83,28 bi em 2013
Polo Industrial de Manaus registra recordes no 1º quadrimestre
Polo Industrial de Manaus tem alta de 20,44% no faturamento de janeiro
Polo de Manaus fatura US$ 5,8 bi no primeiro bimestre de 2011