População aprova PEC das Domésticas, aponta pesquisa do DataSenado
O DataSenado, serviço do Senado Federal responsável pelo monitoramento da opinião pública, realizou pesquisa com 1.222 pessoas, entre os dias 16 e 30 de abril, para conhecer a opinião dos brasileiros sobre a Emenda Constitucional 72/2013, conhecida como PEC das Domésticas, e a aceitação popular sobre medidas adotadas pelo Senado para gerar economia de gastos e fortalecer a transparência. A pesquisa tem abrangência nacional e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.
O levantamento revelou que mais de 95% da população brasileira sabe da promulgação da PEC das Domésticas. Dentre esses, 8 em cada 10 aprovam a medida que beneficiou mais de 7 milhões de pessoas, estendendo aos trabalhadores domésticos os direitos já garantidos às demais categorias profissionais.
Apesar da aprovação majoritária, a maior parte das pessoas ainda tem dúvidas sobre direitos, como o seguro contra acidentes de trabalho e o pagamento de horas extras.
Medidas administrativas
A pesquisa investigou também a opinião nacional sobre medidas adotadas pela Comissão Diretora do Senado para gerar economia na Instituição e fortalecer a transparência. A média de aprovação foi de 81%. Dentre os temas pesquisados, estão a criação do Conselho de Transparência com participação de membros da sociedade civil (aprovada por 90% dos entrevistados), a redução de gastos com contratos de terceirização (85% de apoio), o corte de cargos de chefia (83%) e a transferência de médicos do Senado para atender a população em hospitais públicos (89%).
10/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pesquisa do DataSenado aponta apoio de 81% ao fim da maioridade penal
Pesquisa DataSenado aponta avanços na inclusão de pessoas com deficiência
Pesquisa DataSenado aponta que 15% das mulheres brasileiras sofrem violência doméstica
Brasileiro quer democracia, poucos partidos e liberdade de imprensa, aponta pesquisa do DataSenado
Pesquisa aponta que 18,9% da população brasileira exagera na bebida
DataSenado ouve população sobre reforma política