População do Rio de Janeiro recebe orientações sobre alimentos saudáveis e seguros
Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, que ocorre no próximo domingo (16), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) promove nesta sexta-feira (14) na Praça do Lido, em Copacabana, ações que visam a orientar a população sobre alimentos saudáveis e seguros.
Na tenda Alimentação Saudável, serão fornecidas informações sobre vitaminas, minerais e compostos bioativos que contribuem para a proteção da saúde e a redução do risco de doenças. Esses compostos bioativos são substâncias que auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, entre outras, e estão presentes em frutas, legumes e verduras.
Na tenda Alimentos Seguros, técnicos do Serviço Social da Indústria (Sesi) ensinarão noções de higiene necessárias para a manipulação, o preparo e o armazenamento dos alimentos. Uma unidade móvel do Sesi Cozinha Brasil mostrará como aproveitar partes dos alimentos que são dispensadas normalmente, entre elas talos, cascas, folhas e sementes.
A presidenta do Conselho Regional de Nutricionistas dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (CRN4), Kátia Cardoso, apoia iniciativas como a da Firjan. “Porque a gente tem consciência que para chegar à condição de segurança alimentar, a população precisa ser informada. Ela precisa fazer escolhas corretas e a gente precisa sempre orientar da melhor forma possível”.
Na avaliação de Kátia Cardoso, segurança alimentar e nutricional não é uma ação só da área da nutrição. Ela destacou que quando se fala em segurança alimentar, isso envolve também a questão social, a sustentabilidade ambiental, a garantia dos alimentos que são produzidos.
Kátia incentiva os nutricionistas a participar dessas iniciativas de interesse da população. “Porque isso resgata saúde, cidadania, dignidade. E garante segurança alimentar e alimentação adequada e saudável”.
O CRN4 está concluindo esta semana a campanha iniciada em março deste ano, em parceria com o Conselho Federal de Nutrição, cujo tema é Fome, Obesidade e Desperdício: Não Alimente Esse Problema.
Fonte:
Agência Brasil
14/10/2011 12:16
Artigos Relacionados
Jayme Campos quer maior controle sobre alimentos não-saudáveis
Ministério da Saúde orientará escolas particulares sobre alimentos saudáveis em cantinas
População do Nordeste atingida pela estiagem recebe cestas de alimentos
Alimentos não saudáveis podem ser banidos de escolas
CAE discute substituição de alimentos não saudáveis na merenda escolar
Oferta de alimentos saudáveis nas escolas é aprovada pela CAS