População poderá efetuar pagamentos por meio de dispositivos móveis
Entre as facilidades do novo modelo está a realização de transferência de dinheiro entre pessoas físicas, pagamento de mercadorias ou conta de luz
Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20) a Medida Provisória nº 615 que permite realizar transações financeiras por meio de dispositivos móveis, tais como transferência de dinheiro entre pessoas físicas, pagamento de mercadorias ou conta de luz. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, este serviço irá beneficiar milhões de pessoas que hoje não tem acesso a conta de banco, cartão de crédito, mas têm acesso à telefonia celular. "São tecnologias muito simples e qualquer pessoa que tem um celular saberá operar".
Um levantamento realizado pela Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações indica que 86% das classes D e E do País fazem exclusivamente pagamento em dinheiro. O objetivo principal do pagamento móvel é a inclusão financeira e a chave do sucesso é a capilaridade do celular que hoje já existe no Brasil em número maior que de habitantes. Em março de 2013, eram 263 milhões de acessos móveis e quatro grandes operadoras com cobertura nacional, além de operadores menores que atuam juntos em 100% dos municípios brasileiros.
21/05/2013 07:22
Artigos Relacionados
Clique Finep ganha versão para dispositivos móveis
Senado lança aplicativo para dispositivos móveis baseados em sistema Android
Aluno prejudicado por greve de professores poderá efetuar matrícula no ensino superior
Candidatos aprovados no vestibular Meio de Ano da Unesp devem efetuar suas matrículas nesta quinta
Pagamentos de trabalhador doméstico só poderá ser deduzido do IR até 2012
Em nome da transparência, código de barra poderá ser obrigatório em pagamentos públicos