População poderá efetuar pagamentos por meio de dispositivos móveis



Entre as facilidades do novo modelo está a realização de transferência de dinheiro entre pessoas físicas, pagamento de mercadorias ou conta de luz

 

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20) a Medida Provisória nº 615 que permite realizar transações financeiras por meio de dispositivos móveis, tais como transferência de dinheiro entre pessoas físicas, pagamento de mercadorias ou conta de luz. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, este serviço irá beneficiar milhões de pessoas que hoje não tem acesso a conta de banco, cartão de crédito, mas têm acesso à telefonia celular. "São tecnologias muito simples e qualquer pessoa que tem um celular saberá operar".

Um levantamento realizado pela Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações indica que 86% das classes D e E do País fazem exclusivamente pagamento em dinheiro. O objetivo principal do pagamento móvel é a inclusão financeira e a chave do sucesso é a capilaridade do celular que hoje já existe no Brasil em número maior que de habitantes. Em março de 2013, eram 263 milhões de acessos móveis e quatro grandes operadoras com cobertura nacional, além de operadores menores que atuam juntos em 100% dos municípios brasileiros.