Por meio de MP, governo restabelece exigência de pós-graduação para ingresso no magistério superior
O governo decidiu editar uma medida provisória para restabelecer a exigência de pós-graduação para o ingresso na carreira de magistério superior. Publicada nesta quarta-feira (15), a MP 614/2013 modifica a Lei 12.772/2012, para determinar como requisito de ingresso o título de doutor. As instituições de ensino poderão reduzir a exigência para título de mestre, especialista ou diploma de graduação quando se tratar de provimento "para área de conhecimento ou em localidade com grave carência de detentores da titulação acadêmica de doutor".
A exigência de título de pós-graduação stricto sensu havia sido suprimida na alteração do plano de carreira dos professores feita por meio da Lei 12.772. O governo atribuiu a mudança na regra a uma "falha".
No dia 24 de abril, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou, em caráter terminativo, projeto do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) que restabelece o requisito de pós-graduação stricto sensu (PLS 123/2013). No entanto, a base do governo apresentou um recurso para que a proposta seja submetida ao Plenário, antes de seguir à Câmara.
15/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário inicia votação de MP que restabelece exigências para magistério superior
Aprovada exigência de pós-graduação para ingresso em universidade pública
Em debate proposta que restabelece exigência de diploma para jornalista
Senadores pedem votação de PEC que restabelece exigência de diploma para jornalistas
CE aprova exigência de pós-graduação para professor de universidade pública
Projeto que proíbe a exigência de testes genéticos para ingresso em plano de saúde vai à Câmara