Por meio de nota, Garibaldi formaliza cancelamento da criação de cargos pela Mesa Diretora



O presidente do Senado Garibaldi Alves Filho divulgou nota à imprensa na tarde desta terça-feira (15) em que torna oficial o arquivamento da proposta de criação de novos cargos comissionados pela Mesa Diretora. Segundo a nota, a decisão foi tomada após consultar os demais integrantes da Mesa Diretora, e "os senadores ouvidos foram unânimes em opinar pelo não envio da proposição para análise do Plenário da Casa".

- Os membros da Mesa consideraram que a oportunidade para a criação dos cargos não seria esta - comentou Garibaldi, pouco antes da divulgação da nota.

A Mesa tinha reunião marcada para a tarde desta terça-feira, mas a decisão foi tomada ainda pela manhã e o encontro da tarde, cancelado. A Comissão Diretora havia optado pela criação de 97 cargos comissionados (sem concurso público) na última quarta-feira (9), para preenchimento de vagas em gabinetes, por meio de ato administrativo. O regimento e a Constituição determinam que esse tipo de medida seja fundamentada em projeto de resolução aprovado pelo Plenário. Na ocasião, o único membro da Mesa a se posicionar contra a decisão foi o presidente Garibaldi Alves.

A justificativa dada para o ato, que teria sido proposto pelo 1º Secretário, Efraim Moraes (DEM-PB), a partir de requerimento assinado pelos líderes, foi a decisão da Câmara dos Deputados de aumentar a verba dos gabinetes dos parlamentares daquela Casa, em abril deste ano. De acordo com o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, que concedeu entrevista na quinta-feira (10), é tradição no Congresso, sempre que a Câmara aumenta sua verba de gabinete, o Senado criar cargos, a fim de igualar as despesas entre os gabinetes das duas Casas. Os cargos que seriam criados sem concurso teriam de vencimentos de R$ 9.979,24.

O presidente comemorou a revisão do ato da Mesa.

- É sempre válido que se possa estar em sintonia com a população - disse ele.

Garibaldi frisou ainda que está mantida a decisão de realizar, no segundo semestre deste ano, concurso público para o provimento de 150 vagas necessárias ao funcionamento da Casa, especialmente na área de Comunicação Social.

- As providências já estão sendo adotadas - disse o presidente.



15/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi comunica cancelamento de criação de cargos para gabinetes

Garibaldi diz que Comissão Diretora deverá recuar na criação de novos cargos

Nova Mesa Diretora altera composição dos cargos

PDT mantém acordo no rodízio de cargos na Mesa Diretora e Comissões

Líderes e Mesa Diretora se reúnem ao meio dia para definir votações

Comissão Diretora decide arquivar criação de cargos em gabinetes e lideranças