Portal de acesso aos Lençóis Maranhenses, Aeroporto de Barreirinhas pode ser internacionalizado



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) aprovou nesta quarta-feira (13) proposta que se destina a promover a internacionalização do Aeroporto de Barreinhas, localizado no Maranhão. O equipamento é o principal portal de acesso aéreo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, atualmente um dos mais importantes destinos turísticos do país.

Defendida pela senadora Roseana Sarney, do PMDB do Maranhão, a matéria (PLS 248/07) recebeu a totalidade dos votos dos senadores presentes. O relatório, com voto pela aprovação, foi elaborado pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO).O texto, examinado em decisão terminativa, deve seguir agora para avaliação na Câmara dos Deputados.

Nos termos do projeto, o governo federal fica autorizado a investir na ampliação do aeroporto e decretar sua abertura para operações de aeronaves com saída e destino ao exterior. Hoje adequado apenas para aeronaves de pequeno porte, o aeródromo passará a ser chamar Aeroporto Internacional de Barreirinhas, se definitivamente aprovado o projeto.

De acordo com Roseana, a proposta também beneficia os estados do Maranhão e do Piauí, que tem seus principais aeroportos articulados ao de Barreirinhas. Segundo ela, investimentos adequados nesse aeroporto vão contribuir para que a região possa disputar fluxos turísticos em escala internacional, com reflexo positivo para o desenvolvimento sustentável desse atraente pólo de visitação.

Ampliação da BR-359

Na mesma reunião, a CI aprovou o PLS 697/07, do senador Jayme Campos, com outros subscritores, para acrescer 570 quilômetros ao traçado atual da BR-359, de 646,5 quilômetros, dentro do estado de Mato Grosso do Sul. A rodovia, que liga os municípios de Mineiros, Coxim e Corumbá, chegaria também a Cocalinhos, Alcinópolis e Alto Taquari. O relatório, com voto favorável, foi elaborado pelo senador Eliseu Resende (DEM-MG). Agora, a matéria seguirá para exame diretamente na Câmara dos Deputados, já que foi aprovada em decisão terminativa.

Ouro projeto aprovado (PLS 610/07), do falecido senador Jonas Pinheiro, federaliza trecho da Rodovia MT-343, situado entre Cáceres e Barra dos Bugres, no Mato Grosso. No texto, o autor indica a importância de investimentos federais no trecho, considerado vital para o escoamento da produção da microrregião pelo Porto de Cáceres, na Hidrovia Paraguai-Paraná. O projeto, que também vai a exame direto na Câmara, foi relatado pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

Antes de encerrar os trabalhos, a CI começou a examinar o PLS 76/08, do senador Expedito Júnior (PR-RO), que propõe a concessão de empréstimos subsidiados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a renovação da frota de transporte fluvial da Amazônia. A decisão, no entanto, acabou sendo adiada, em decorrência de pedido de vista apresentado pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG). O senador disse que tomou a iniciativa para atender a uma orientação do governo, de exame mais detalhado da matéria. O relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), disse que a concessão de vista adiava decisão da "maior importância" para os estados da região amazônica.



13/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministros visitam Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Lobão defende exploração de gás e petróleo nos Lençóis Maranhenses

Lençóis maranhenses poderão tornar-se patrimônio natural mundial, anuncia Lobão

Lobão sugere inclusão de Lençóis Maranhenses entre as sete maravilhas do mundo

Aeroporto de Barreirinhas (MA) vai começar a operar voos

Roseana defende internacionalização do Aeroporto de Barreirinhas