Lobão defende exploração de gás e petróleo nos Lençóis Maranhenses



O senador Edison Lobão (PFL-MA) defendeu, em discurso no Plenário nesta sexta-feira (8), a exploração de petróleo e gás na região dos Lençóis Maranhenses. Ele sugeriu que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reexamine parecer no qual se manifesta contra a exploração de petróleo e gás no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Na opinião do senador, o petróleo e o gás podem ser explorados na região de forma compatível com o equilíbrio ambiental. A exploração do gás e do petróleo não impedirá o fortalecimento do turismo de base ecológica, que está gerando receita de R$ 20 milhões ao ano, argumentou o parlamentar.

Lobão lembrou que há duas semanas fez discurso no Plenário em defesa do papel do Ibama na preservação do meio ambiente. Ressaltou, porém, que o instituto não deve exagerar nas suas funções. Segundo o senador, existe nos Lençóis Maranhenses a possibilidade de prospecção e de retirada de gás em grande escala, o que poderá contribuir com aauto-suficiência do Brasil do ponto de vista da energia.

- É preciso pesar os interesses nacionais, os interesses locais, e verificar o que é melhor para o país. Estamos vivendo, neste momento, uma crise de grandes proporções no setor de gás - argumentou Lobão, ao defender a exploração do gás e petróleo na região dos Lençóis.



08/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lençóis maranhenses poderão tornar-se patrimônio natural mundial, anuncia Lobão

Lobão sugere inclusão de Lençóis Maranhenses entre as sete maravilhas do mundo

LOBÃO: EMPRESÁRIOS MARANHENSES SÃO CONTRA IMPOSTO DO PETRÓLEO

Ministros visitam Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Portal de acesso aos Lençóis Maranhenses, Aeroporto de Barreirinhas pode ser internacionalizado

Wellington Dias defende regime de partilha para exploração do petróleo do pré-sal