Portilho espera grande mobilização na última audiência do Fórum Democrático
O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, Edson Portilho (PT), espera que milhares de alunos, professores e apoiadores da Uergs lotem a Praça da Matriz, em Porto Alegre, na próxima segunda-feira, dia 28, quando ocorre a última audiência pública para discussão do projeto do Executivo que cria a Universidade Pública Estadual.
O petista acredita que o encontro refletirá a grande aprovação que a proposta recebeu nas 21 reuniões, que foram realizadas no interior pelo Fórum Democrático. “Durante estes debates, a criação da Uergs foi defendida de forma unânime pelos presentes”. Portilho entende que uma grande mobilização nesta segunda-feira pode sensibilizar os deputados que ainda resistem em votar o projeto até o final de junho. “A aprovação da matéria neste primeiro semestre é fundamental para a Uergs começar a funcionar já em 2002”, assegurou o parlamentar.
A audiência será dividida em três painéis, que discutirão Ingresso e Permanência da Universidade, Perfil e Projeto Institucional da Universidade, e a Uergs no Contexto dos Coredes. Depois deste momento, as entidades presentes serão convidadas a apresentar suas sugestões ao projeto.
Segundo Portilho, o Governo está reunindo-se com todas as bancadas na Assembléia para recolher a posição dos partidos e as possíveis alterações que estão sendo propostas ao projeto. “Dependendo do nível de acordo envolvendo estas negociações, o Executivo pode encaminhar ao Legislativo uma mensagem retificativa, contemplando as preocupações dos deputados”, adiantou o vice-presidente da Comissão de Educação.
O deputado também defendeu que a Assembléia promova um debate sobre o financiamento do ensino superior, em conjunto com o governo gaúcho e o governo Federal. “Cabe à União, prioritariamente, a responsabilidade sobre o ensino superior, o que implica no volume de recursos disponíveis para o crédito educativo e bolsas de estudo”, explicou Portilho.
05/25/2001
Artigos Relacionados
Começa a última audiência do Fórum Democrático sobre a Uergs
Fórum Democrático: em Cachoeira do Sul tem grande participação
Fórum Democrático: componente ideológico predomina na audiência de Erechim
Audiência pública do Fórum Democrático, em Camaquã, mudou de local
Público recorde na quinta audiência do Fórum Democrático em Santa Rosa
Fórum Democrático debate Uergs em audiência pública em Frederico Westphalen