Porto Alegre é a capital do Mercosul em 'lavagem' de celulares








Porto Alegre é a capital do Mercosul em 'lavagem' de celulares.
Entre o primeiro semestre de 2001 e 2002 o número de roubos
de aparelhos dobrou. De janeiro a junho foram 789 ocorrências.



A conexão Mercosul, formada por quadrilhas especializadas em "lavar" celulares, é organizada em Porto Alegre. O esquema envolve grupos da Argentina, do Uruguai e do Paraguai que estariam fazendo intercâmbio de aparelhos roubados. Isto fez com que a cidade se tomasse o ponto de partida para distribuição dos telefones roubados ou furtados para estes países e para o resto do Brasil. Os aparelhos estariam sendo levados para além das fronteiras em ônibus de excursão. A polícia não descarta o uso de automóveis e até mesmo de aviões de linha para fazer contrabando. O número de roubos de telefones celulares dobrou no comparativo do primeiro semestre de 2001 com este ano - de janeiro a junho, foram registradas 789 ocorrências.


Câmara derruba veto à secretaria municipal de segurança. Prefeitura vai recorrer.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSA) de Porto Alegre está mais próxima da realidade. A Câmara de Vereadores derrubou ontem o veto do prefeito João Verle à lei que cria o órgão. A votação foi de 19 votos a 9, com uma abstenção. A proposta já tinha sido aprovada pelos vereadores em maio passado.

O projeto tem a finalidade de planejar e coordenar ações interdepartamentais, sistêmicas e continuadas, com vistas ao desenvolvimento e implementação da política de segurança pública. A proposta prevê, ainda, que a Guarda Municipal passará a fazer parte do novo órgão.

Segundo o autor do projeto, vereador Nereu D'Avila, a SMSA possibilitará a implementação de projetos integrados entre diferentes níveis da administração pública municipal, agregando-se eficácia e eficiência às ações públicas, no contexto de uma política de segurança pública estrategicamente voltada para a revitalização da cidade e à valorização do ambiente urbano.


Dia de lutar contra o fumo.
Os dados do tabagismo no Brasil ainda são alarmantes. Mesmo com toda campanha feita pelo Ministério da Saúde, obrigando as indústrias a colocarem fotos e avisos nas embalagens alertando dos riscos do tabaco, de acordo com a SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), cerca de 30% da população adulta brasileira são fumantes.

A cada ano, a estimativa é que ocorram 125 mil mortes por doenças causadas pelo fumo, sendo que grande parte dessas mortes são de pessoas que não fumam, isto é, os fumantes passivos. "Em uma pesquisa feita no Japão, foi constatado que as mulheres casadas com homens fumantes tinham uma incidência de câncer de pulmão três vezes maior do que as que não tinham contato direto com o cigarro", fala o presidente da SBPT, o pneumologista Luiz Carlos Correa da Silva, dizendo que não há estatísticas no Brasil especificamente sobre fumantes passivos.


Para reverter a queda, Patrícia
Pillar vai ser mais explorada
no programa de Ciro.

Pesquisa indicou que um em cada cinco eleitores de Ciro
estão motivados pela presença da atriz ao lado do candidato.


Patrícia Pillar Este é o nome da primeira providência a ser tomada pelo comando da campanha de Ciro Gomes para reverter a queda nas intenções de voto revelada ontem.

Trunfo do namorado para o horário eleitoral, a atriz deverá aparecer de forma atuante já nos próximos programas, segundo o marqueteiro Einhart Jacome da Paz.

Não por acaso. Em meio ao crescimento de Ciro, em junho, uma pesquisa revelou que um em cada cinco eleitores dispostos a votar no candidato eram motivados pela presença de Patrícia, símbolo feminino de força (no combate à sua doença) e competência. "Estávamos esperando a hora certa para utilizá-la", afirma Einhart. "já esperávamos essa queda, com o início do programa eleitoral.

Sabíamos que Serra ia bater pra chuchu e que nossas fragilidades seriam exploradas", adianta.

O marqueteiro de Ciro elogia a estratégia tucana na primeira semana de horário gratuito. "Deu certo. Eles têm uma situação muito boa: atacam sem assinar, e o Serra não fica com o desgaste."

Apesar de admitir o bom resultado, Einhart garante que Ciro não vai devolver à altura. Por enquanto. 'Ainda estamos em segundo lugar, vários pontos acima. A situação está sob controle. Se na próxima semana voltar a ocorrer uma queda violenta dessa, vamos ter de reavaliar. "


Lula impressiona diplomatas.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou suas propostas de política externa para embaixadores e conselheiros de 87 países, surpreendendo os interlocutores. "Ele foi muito bem. Parece preparado", resumiu o embaixador Rolf Timans, chefe da delegação da Comissão Européia. "Pareceu-me um político profissional de verdade, no bom sentido. Está bem preparado", observou a embaixadora da Dinamarca, Anita Hugau.

RESPOSTA - A Procuradoria Geral da União entrou com pedido de direito de resposta no TSE para que o ministro da Saúde, Barjas Negri, fale, no programa de Lula, sobre o Farmácia Popular, do governo federal. Segundo a representação, a propaganda divulgou fato "inverídico e errôneo", ao informar que a Farmácia Lafepe, do governo de Pemambuco, remédios populares podem ser adquiridos por preços sete vezes mais baixos que na do governo federal.


”Vamos continuar batendo no Ciro porque está dando certo. Não vamos parar”.

A coordenação da campanha tucana garante que o programa em rádio e TV vai atacar o rival até tirar dele o segundo lugar.

O coordenador de pesquisas do PSDB, Antonio Lavareda, festejou os resultados Ibope e do Vox Populi, divulgados na terça-feira, que mostram crescimento do tucano José Serra e a queda de Ciro Gomes.

O Ibope revelou empate técnico: Serra passou de 11% para 17% e Ciro Gomes (PPS) caiu de 26% para 21%. já pelo Vox Populi, Ciro passou de 32% para 25%, enquanto o tucano subiu de 10% para 15%.

Lavareda diz que esperava a reação, e que o programa do PSDB em rádio e TV vai atacar o rival até tirar dele o segundo lugar.

Para o coordenador, o horário eleitoral tem um alcance significativo junto aos eleitores. 'A reação não se deu só por um detalhe específico. Se deu pelo conjunto do programa, a imagem, sua qualidade e o formato, mais as comparações com o Ciro. Lógico que vamos continuar batendo no Ciro: se está dando certo, não vamos parar. Só vamos parar quando o candidato nosso chegar ao segundo lugar."

A meta do PSDB era de reduzir a diferença entre os dois candidatos pela metade até o dia 30 (no Vox Populi, a diferença, que era de 22 pontos percentuais, caiu para 10). "Chegamos lá antes do prazo. Agora, no dia 30, vamos nos sentar para fixar novas metas".


Colunistas

COISAS DA POLÍTICA

Programa do PT
Presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, a deputada federal do PT Esther Grossi participa neste sábado, em São Paulo, de debates sobre o programa de Educação do PT.

Lançamento
Ex-prefeito de Santa Rosa e ex-presidente da Famurs, o deputado federal do PMDB Osmar Terra lança hoje sua candidatura à reeleição. Será no Caixeiros Viajantes, a partir das 20h.

Destaque político
Nesta sexta-feira, o deputado federal do PMDB Mendes Ribeiro Fº receberá o Prêmio Clave de Sol 2001, como destaque político nacional. O prêmio é conferido pela Associação dos Empresários do RS, SC, PR e Mercosul.

Inclusão social
O presidente da Assembléia, Sérgio Zambiasi, entregou ontem ao governador a minuta do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção Social, que canalizará cerca de R$ 50 milh ões ao ano para a assistência social. Olívio Dutra assinou o projeto e a Casa Civil protocolará a iniciativa em breve.

Secretaria I
Por 19 votos a 11, a Câmara da capital derrubou o veto do prefeito à criação da Secretaria Municipal de Segurança. O projeto do vereador do PDT Nereu D´ Ávila havia sido aprovado em maio.

Secretaria II
A secretária de Governo de Porto Alegre, Helena Bonumá, informou que, uma vez publicado no Diário Oficial do Município, a Prefeitura entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. A questão é de competência federal e estadual, argumenta.


Editorial

MODERNIZAÇÃO DA JUSTIÇA

Nada menos que um terço dos processos recebidos pelo STJ (Superior Tribunal de justiça) desde 1999 se refere a perdas de planos econômicos. O que representa mais de 300 mil do total de 1 milhão de processos neste período. Desde o governo de José Sarney até agora foram sete planos, com quatro trocas de moeda, vários expurgos nas taxas'de inflação e uma sucessão de índices de correção monetária, o que alterou contratos, feriu direitos, acarretou prejuízos para cidadãos e empresas e congestionou todas as instâncias da justiça Federal.

As informações são do próprio presidente do STJ, ministro Nilson Naves. Ele afirmou, no encerramento do VI Congresso Brasileiro de Direito Tributário, que a situação é alarmante.

"Cerca de 30% dos processos que atualmente estão em tramitação no STJ se referem a esqueletos já enterrados - planos econômicos de governos federais anteriores."

Apesar de o Superior Tribunal de justiça já ter emitido seis sumulas com a definição dos índices de correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em função dos planos Bresser, Verão, Collor 1 e Collor II, novos recursos continuam a chegar com grande freqüência ao tribunal.

Para o presidente do STJ, um dos principais motivos por que isso continua a acontecer é a inexistência do efeito vinculante. O ministro tem razão quando pede a urgente "purificação" do judiciário, com a transformação do STF (Supremo Tribunal Federal) em corte constitucional, e a aprovação do efeito vinculante das decisões do STI para as instâncias inferiores.

De acordo com o projeto de emenda constitucional que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, o efeito vinculante só valeria para as decisões do Supremo.

A adoção da súmula vinculante ajudará a acabar com a lentidão dos tribunais e com os recursos protelatórios, reduzindo os custos de transação e aumentando a confiança dos investidores no funcionamento de nossas instituições. Em contrapartida, a justiça poderia colocar em risco a saúde fiscal do país, já que o valor das 333 mil ações relativas a planos econômicos corresponde a R$ 100 bilhões. Mas então como resolver essa sinuca de bico, afastando do judiciário o julgamento de "esqueletos" senão começando do zero e deixando para trás essa seqüência de desastres econômicos? Essa é a única forma de o Brasil modernizar suas instituições, principalmente o Poder judiciário, para assim termos uma justiça rápida e eficiente.


Topo da página



08/29/2002


Artigos Relacionados


Porto Alegre sedia encontro do Parlamento do Mercosul

Porto Alegre é primeira capital a aderir Sistema Nacional LGBT

Porto Alegre

PFL realiza congresso em Porto Alegre

Roberto Freire em Porto Alegre

Porto Alegre arrecada R$ 57 mi com Fórum