Porto Alegre é primeira capital a aderir Sistema Nacional LGBT



Porto Alegre é a primeira capital do País a se incorporar ao Sistema Nacional LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), que tem como objetivo promover a articulação entre o governo federal, os governos estaduais e municipais, além da sociedade civil organizada, para a efetivação e verticalização da Política Pública de Promoção da Cidadania LGBT e o enfrentamento em todas as esferas da violência contra esse segmento da população.

A cerimônia de adesão do município foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Porto Alegre, na última sexta-feira (31), e contou com a presença do chefe de gabinete da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Bruno Monteiro, do secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, da secretária municipal  adjunta de Livre Orientação Sexual, Glória Crystal, e de representantes da sociedade civil.

Bruno Monteiro citou dados do relatório sobre violência homofóbica, produzido pela SDH/PR, com destaque para o alto índice de denúncias. Segundo ele, o aumento das denúncias reflete o maior conhecimento da população sobre os canais, com destaque para o Disque Direitos Humanos - Disque 100.

“A violência contra a comunidade LGBT é alarmante. Nesse sentido, o governo federal apresenta aos estados e municípios o Sistema Nacional LGBT, para o desenvolvimento de um trabalho integrado entre todos os poderes e a sociedade civil para o enfrentamento dessa grave violação de Direitos Humanos”, disse o chefe de gabinete da SDH/PR, que ressaltou ainda a importância de uma legislação específica para punir crimes de ódio no País.

O secretário municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre, Luciano Marcantônio, ressaltou a importância do trabalho integrado para a superação desse tipo de violência. “Agradeço o apoio do governo federal e destaco o protagonismo da área de Direitos Humanos na formulação de políticas de enfrentamento a todo tipo de violência motivada por cor da pele, orientação sexual e religião, entre outras”.

Parceria

O governo federal e o governo do Rio Grande do Sul estão em fase de implantação do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBT no estado. A previsão é que até 2014 sejam instaladas quatorze unidades em todo o País.

Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República



02/02/2014 17:54


Artigos Relacionados


Porto Alegre é a capital do Mercosul em 'lavagem' de celulares

Porto Alegre recebe primeira unidade do projeto Previdência Aqui

Saúde assina contrato para início das obras da primeira UPA 24h de Porto Alegre

Distrito Federal irá aderir ao Sistema Nacional de Cultura

Paim elogia promessa de fechar presídio em Porto Alegre e prega mudanças no sistema carcerário

CPI nacional do Roubo de Cargas ouvirá testemunhas em Porto Alegre