Portugal apresenta proposta para participar do Ciência sem Fronteiras
O secretário de Ensino Superior, João Filipe Queiró, e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira, ambos de Portugal, entregaram ao ministro substituto da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil, Luiz Elias, um documento sobre a estrutura das 15 universidades públicas do país e uma proposta de participação no Programa Ciência sem Fronteiras. O encontro aconteceu na sede do MCTI, em Brasília, nesta quinta-feira (6).
Em linhas gerais, o documento apresenta a possibilidade de estudantes brasileiros participarem de programas de doutorado ou pós-doutorado em universidades como a de Coimbra, Porto, Minho e Lisboa. Segundo os dirigentes portugueses, as universidades do país mantêm alto nível de qualidade no ensino e pesquisa e recebem alta avaliação dos comitês internacionais. Exemplo disso é o fato de que, recentemente, a Universidade de Coimbra recebeu o prêmio de melhor incubadora tecnológica do mundo.
“Acreditamos que Brasil e Portugal podem estar unidos neste projeto por fatores como língua comum, pela sinergia entre os países e pelos laços históricos entre as duas nações”, disse João Filipe Queiró.
Para Luiz Elias, a proposta pode ser uma ponte importante para o crescimento entre os dois países, tendo em vista que o Ciência sem Fronteiras é um programa ousado do governo para levar o Brasil a ter uma efetiva participação na produção científica, tecnológica e de inovação no mundo.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
06/10/2011 20:20
Artigos Relacionados
Área social pede para participar do programa Ciência sem Fronteiras
Ciência sem Fronteiras abre inscrições para bolsas
USP recebe inscrições para programa Ciência sem Fronteiras
USP abrirá inscrições para programa Ciência Sem Fronteiras
Ciência sem Fronteiras terá bolsas para mestrado profissional
Ciência sem Fronteiras divulga selecionados para cinco países