Postos de acesso gratuito a Internet serão ampliados e terão maior velocidade de conexão
O Ministério das Comunicações vai aumentar em 50% a velocidade média de acesso à internet em todos os pontos atendidos pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). Também serão instalados 1.460 novos pontos de conexão em todo País, destinados a telecentros comunitários, unidades do programa Telecentros.BR e escolas rurais. Com a ampliação, a quantidade total de pontos de conexão do Gesac passará dos atuais 11.919 para 13.379.
Os contratos que preveem as mudanças foram assinados pelo Ministério das Comunicações e Embratel e publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira (4). Mais de R$ 17 mil devem ser investidos. Os usuários devem ser beneficiados pelas novas conexões a partir de dezembro.
A velocidade mínima nos pontos de conexão Gesac será dobrada e passará dos atuais 256 kbps para 512 kbps, atendendo 8.141 pontos. Já as conexões acima de 1 Mbps, que atendem atualmente 140 unidades, vão chegar a 4.847 pontos. Os acessos com velocidade média de 2 Mbps vão atingir 391 unidades.
Os aditivos ao edital do Gesac vão garantir uma quantidade de pontos suficientes para atender a demanda dos programas Telecentros.BR e completar a conexão dos telecentros implantados pelo Ministério das Comunicações. Das 1.460 novas conexões, 910 serão feitas por satélite e 550 via terrestre.
Fonte:
Ministério das Comunicações
04/11/2010 18:36
Artigos Relacionados
Escolas públicas do Estado terão acesso à internet em alta velocidade
Escolas públicas do Estado terão acesso à internet em alta velocidade
Escolas públicas estaduais terão rede de alta velocidade para acesso à Internet
Pontos de conexão à internet do governo federal serão instalados na região serrana do RJ
Governo quer velocidade de internet maior para Plano de Banda Larga
Amazonenses terão acesso gratuito a academias de prática desportiva