Postos de gasolina terão fiscalização rigorosa em combustíveis



A ANP e o Inmetro assinam acordo para vistoriar a qualidade do produto e as bombas medidoras em todo o País

Para conter fraudes em postos de gasolina, a qualidade dos combustíveis

e as bombas medidoras dos postos serão vistoriadas em todo o País. A decisão partiu do acordo firmado nessa terça-feira (30) entre a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A ação faz parte da cooperação técnica entre os dois órgãos, que pretendem atuar em diversas áreas do setor de petróleo.

A medida acontece pela necessidade de desenvolver métodos de fiscalização capazes de detectar sistemas de adulteração de bombas e combustíveis que vem sendo adotados pelos revendedores. O prazo do acordo é de dois anos, quando a vistoria será mais rigorosa.

Somente este ano, o Inmetro fiscalizou aproximadamente 340 mil bombas de combustível em todo o país, das quais 1,26% foram reprovadas e geraram auto de infração. Dos autos, 0,40% das multas foram consequência de erros de medição e as restantes causadas por adulteração de combustível – chamado índice de não conformidade.
Ao comentar o acordo, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, destacou a importância do convênio para ampliar a parceria entre os dois órgãos e “compartilhar conhecimento e desenvolver ações de inteligência em conjunto para reprimir e reduzir as irregularidades que prejudicam o consumidor”.