Postos do Acessa São Paulo da Capital vão para a prefeitura
Convênio foi assinado nesta quarta-feira, 28, pelo governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab
Quarenta e nove postos do Acessa São Paulo localizadas na Capital passarão para o controle da prefeitura. O acordo de transferência das unidades foi assinado na tarde desta quarta-feira, 28, pelo governador José Serra e pelo prefeito Gilberto Kassab. A mudança visa fomentar a inclusão digital e social dos paulistanos através de uma parceria entre governo do Estado e prefeitura.
“Na Capital, o Estado vai cuidar apenas dos postos do Acessa São Paulo que ficam nas repartições públicas, no Metrô, no Poupatempo. Aqueles que ficam fora, em entidades conveniadas, passarão para a prefeitura que poderá administrá-los melhor, uma vez que está mais perto das pessoas”, observou José Serra.
Como o governador adiantou, somente os postos comunitários do Acessa São Paulo serão transferidos para o poder público municipal. Isso quer dizer que os outros 319 postos municipais, espalhados pelo interior do Estado, assim como os 35 Popais (Postos Públicos de Acesso à Internet) localizados na Capital, continuam sob a administração do governo estadual. A mudança não afetará a vida dos usuários paulistanos do Acessa São Paulo: seu uso continuará gratuito em todas as unidades espalhadas pela Capital.
Confira a lista das unidades que passaram para a prefeitura
Os postos comunitários, geralmente localizados na periferia da cidade de São Paulo, foram implantados em parceria com entidades comunitárias, como ONGs. Ao todo, as 49 unidades transferidas para a prefeitura contam com 98 monitores e 441 computadores, onde são realizados mais de 100 mil acessos todos os meses.
Sobre o Acessa SP
O Acessa São Paulo é o maior programa de inclusão digital do país. Foi lançado em julho de 2000 e hoje conta com 403 unidades espalhadas por 306 municípios do Estado. São 738 monitores que auxiliam a população no acesso aos 3.228 computadores disponíveis. Hoje o Acessa São Paulo conta com 1.224.591 usuários cadastrados. Eles foram responsáveis por mais de 27,5 milhões de atendimentos desde o início dos trabalhos.
O programa dá acesso à internet para a população que não tem computador: 82% enviam e recebem e-mails; 45,8% lêem notícias em jornais e revistas; 43,4% freqüentam salas de bate-papo; 35% buscam oportunidades de trabalho e 46% afirmam já terem utilizado algum serviço de governo eletrônico.
Manoel Schlindwein
(I.P.)
11/28/2007
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