Praça em Curitiba é reformada para receber Copa do Mundo
As obras de infraestrutura na praça Afonso Botelho, em frente à Arena da Baixada, em Curitiba, já estão em andamento. Entre outras benfeitorias, haverá reforço no piso e será criada uma galeria técnica de apoio à parte elétrica e hidráulica para servir à estrutura temporária que será instalada durante a Copa do Mundo. O local também ganhará nova iluminação.
O diretor do departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, João Carlos Fontoura, informa que, após o Mundial terá início a segunda etapa das obras. Para esta fase, estão previstas a construção de uma moderna pista de skate, novas quadras esportivas, além da instalação de banheiros, sala de ginástica, vestiário e espaço criança, entre outros equipamentos.
“Todo o projeto foi feito preservando a totalidade das 200 árvores que existem no local”, destaca Fontoura. Outro item que teve atenção especial no projeto foi a acessibilidade, prevista em todos os setores da praça.
“A segunda etapa de obras, que terá início no segundo semestre de 2014, resultará numa nova praça, totalmente reformulada, para a população de Curitiba”, afirma o diretor. “Este é o legado que a Copa do Mundo deixará no local, um espaço totalmente revitalizado e apto para sediar outros grandes eventos”.
Primeira etapa
O processo licitatório para a primeira etapa de obras, cuja entrega de envelopes aconteceu em novembro de 2013, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi vencido pela empresa BVK. O custo estimado é de R$ 2 milhões.
Para receber o evento mundial, serão temporariamente retirados da praça todos os equipamentos de esporte e lazer. A praça ganhará reforço no piso, para suportar a estrutura montada durante o evento e que inclui Ticket Center, estandes de patrocinadores, catracas de acesso e área de integração ao estádio.
Uma galeria técnica de apoio à estrutura será construída. O local ganhará ainda reforço na iluminação, que passará a atender as especificações técnicas exigidas pela FIFA para o evento.
A Praça Afonso Botelho foi inaugurada em 1972, tem 27 mil m² e fica entre as ruas Brigadeiro Franco, Engenheiros Rebouças e Presidente Getúlio Vargas.
Fonte:
Copa 2014
07/01/2014 18:17
Artigos Relacionados
Casa do Estudante reformada para receber alunos da Medicina
Sebrae capacita trabalhadores para cidades que vão receber visitantes na Copa do Mundo
Bancada do Paraná quer jogos da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba, informa Osmar Dias
Portos devem receber R$ 740 milhões para receber turistas na Copa
Praça em frente à Arena da Baixada será revitalizada para a Copa
Ministro do Esporte visita obras de Curitiba para Copa 2014