Praça Rio Branco é revitalizada no centro histórico de João Pessoa
A Praça Rio Branco, no centro histórico de João Pessoa, na Paraíba, será reinaugurada nesta quarta-feira (18) após um processo de revitalização que começou em dezembro de 2009. Segundo a Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) PB, Eliane Freire, a praça estava em avançado processo de degradação.
“A praça retorna ao seu conceito original, como local de forte apelo contemplativo e de centro de vivência. Suas características anteriores de pólo sócio-cultural estão sendo reintegradas e reincorporadas à vida cotidiana da cidade”, define. A restauração custou um total de R$ 400 mil, investidos pelo Iphan e pela prefeitura da cidade.
No mesmo evento de reinauguração da praça, o Iphan também abrirá a exposição Praça Barão do Rio Branco – Memórias que vai apresentar ao público a história do espaço público.
Também estarão em exposição, vestígios e artefatos arqueológicos encontrados durante a realização das obras. A exposição ficará aberta de 18 de agosto a 16 de setembro, de segunda à sexta de 9h às 12h e das 14h às 17h30, na Casa do Erário, que fica na própria Praça Rio Branco.
A Praça Rio Branco, constituída originalmente como Largo entre os séculos XVI e XVII, fica entre as ruas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias, na parte alta do conjunto tombado. O espaço é considerado um marco para a história da cidade.
História da Praça Rio Branco
O espaço nobre do centro de João Pessoa já foi conhecido como Largo da Antiga Cadeia, Largo do Erário e Largo da Intendência. Foi uma área de grande importância e valorização para a cidade durante o período de Colônia e Império, funcionando como centro administrativo e sede da capitania da Parahyba.
Entre outros prédios, abrigou Casa dos Governadores, o Erário Público, a Casa de Câmara e Cadeia, o Açougue, havendo inclusive referências a um Pelourinho. A partir de 1918, passou chamar-se Praça Rio Branco, conservando o traçado urbano original.
Atualmente, a praça também abriga um bem cultural tombado pelo Iphan, a sede da Casa do Patrimônio em João Pessoa, onde são realizadas atividades culturais.
Fonte:
Iphan
Saiba mais sobre centros culturais e o Iphan no Portal Brasil.
19/08/2010 06:12
Artigos Relacionados
Em Araçatuba o Projeto Guri celebra o Dia da Independência na Praça João Pessoa
Praça em frente à Arena da Baixada será revitalizada para a Copa
Roberto Cavalcanti defende recuperação do patrimônio histórico de João Pessoa
Senado assina convênios com a Assembléia da Paraíba, Justiça Federal e Centro Universitário de João Pessoa
Centro histórico de Antonia, no Paraná, é tombado como patrimônio histórico
Centro de compras vai incorporar camelôs em Rio Branco