Prazo para registro civil do casamento religioso poderá ser ampliado



O prazo para o registro civil do casamento religioso, bem como o de eficácia do certificado de habilitação para o casamento poderá ser aumentado de 90 para 180 dias. É o que prevê projeto de lei de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) aprovado nesta quarta-feira (10) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

Ao justificar a proposta (PLS 215/09), o senador Valdir Raupp disse que o prazo de 90 dias foi previsto no Código Civil de 1916 e serviu às circunstâncias do século passado. No entanto, em sua avaliação, essa prescrição "se mostra injustificável no Código Civil de 2002".

A relatora da matéria na CCJ, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), disse que o projeto altera o Código Civil (lei 10.406/02). A senadora ressaltou que, por meio dessa proposta, o Legislativo dá continuidade a uma política de aperfeiçoamento dos mecanismos de incentivo à união matrimonial, a exemplo do esforço para tornar gratuitos os procedimentos relativos ao registro civil do casamento para pessoas mais necessitadas.



10/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ amplia prazo para registro civil do casamento religioso

Pedido do registro de desenho industrial pode ter prazo de sigilo ampliado

Prazo para apresentação de recurso contra multas de trânsito poderá ser ampliado

Erro em registro civil poderá ser corrigido diretamente em cartório

Movimento gay apoia mudança na Constituição para garantir casamento civil igualitário

Aprovada proposta que dispensa juiz de analisar habilitação para casamento civil