Pré-matrícula de cursos a distância do Interlegis vai até 15 de março



Iniciado na sexta-feira passada (13), o prazo para a pré-matrícula dos cursos a distância da Comunidade Virtual do Poder Legislativo (Programa Interlegis) vai até o dia 15 de março. Dos 18 cursos que integram a grade curricular, dois estão sendo oferecidos pela primeira vez: Poder e Processo Legislativo e Tutoria no Ensino a Distância.

Os demais cursos ofertados pelo Interlegis são Busca da Qualidade; Licitações e Contratos; Fundamentos de Ensino a Distância (EAD); Instituições de Controle Orçamentário; Introdução à Lei de Responsabilidade Fiscal; Introdução ao Orçamento Público; Lei de Responsabilidade Fiscal Avançado; LRF - O Planejamento da Receita e da Despesa; Orçamento Público; Práticas de Orçamento Público; Técnicas de Oratória; Processo Legislativo Municipal; Noções Básicas de Administração; Pregão Eletrônico; Direitos e Deveres do Servidor Público; e Processo Administrativo Disciplinar.

Os cursos, que começam no dia 20 de março, terão duas turmas de 250 alunos cada e a duração de três meses. A exceção é o curso Poder e Processo Legislativo, com duas turmas, porém composta de 100 alunos, cada. A justificativa, conforme o coordenador do Sistema de Saberes de Capacitação do Interlegis, Maurício Silva, é que esse curso, ao contrário dos demais, terá exercícios com questões subjetivas.

- A grande vantagem é que os cursos são gratuitos e todo o material é gratuito, enquanto o [curso] presencial exige muito gasto - afirmou o coordenador.

Procura

No dia seguinte à abertura do prazo para a pré-matrícula, já havia 4.463 inscritos, entre servidores dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Em 2008, foram atendidos 18.724 alunos. Desse total, 11 mil só no segundo semestre.

- Em 2009, pretendemos dar prioridade aos servidores do Legislativo - informou o coordenador, prevendo a possibilidade de não poder atender à demanda.

Maurício Silva disse ainda que a procura pelos cursos é maior nas câmaras municipais, e são sobretudo os funcionários que buscam a capacitação. Já as assembleias legislativas estão mais bem aparelhadas e costumam montar seus próprios cursos, com duas exceções: a de Fortaleza (CE) e a de Belo Horizonte (MG), querealizam um trabalho conjunto com o Interlegis.

- Fechamos um pacote com o Ceará [a Assembleia Legislativa] com o conteúdo dos nossos cursos. Em Minas, não fechamos pacote, e eles trabalham com especialistas deles - diferenciou Maurício Silva.

Tutoria

Na avaliação do coordenador, a qualidade do curso depende, principalmente, do aluno, pois ele tem à disposição o conteúdo do curso, sugestão de leitura complementar e a oportunidade de participar de fóruns e "plenários" de discussão com colegas e acompanhamento pelo tutor. O fórum, explicou Maurício Silva, é optativo, e o aluno posta o tema de seu interesse e o debate com os colegas, sem maiores interferências do tutor, embora este faça o acompanhamento. Já o "plenário" é obrigatório e os temas em debate são propostos pelo tutor.

Nesse processo, há ainda a participação do especialista. Cada curso tem o seu tutor, que é voluntário e pertence ao Interlegis, podendo ser um diretor, chefe de gabinete ou secretária, entre outros cargos. Já o especialista é alguém com conhecimento profundo sobre o conteúdo do curso e que pode, a qualquer momento, ser consultado pelo tutor para responder a perguntas e tirar dúvidas, participando do fórum. O especialista também corrigirá as questões subjetivas do curso Poder e Processo Legislativo.

A nota dada ao aluno nos exercícios é fornecida automaticamente pelo sistema, que é autocorrigível. Porém, dois pontos da nota são dados pelo tutor em função da participação do aluno nos fóruns e "plenários". O sistema permite ainda que o aluno que não obteve boa nota no exercício faça nova tentativa. Isso porque o sistema está habilitado a apresentar novas questões.

- O tutor, ao acompanhar as discussões, verifica ausências e observa quando a discussão perde o foco - observou o coordenador do Sistema de Saberes de Capacitação.



18/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Interlegis promoverá cursos de pós-graduação a distância

Interlegis oferece à comunidade 14 cursos a distância

Interlegis oferece mil vagas em cursos a distância

Começam neste domingo os cursos a distância do Interlegis

Em busca de economia, Interlegis deve privilegiar cursos a distância

ILB vai transmitir novos cursos a distância