Preço de matérias-primas sobe 1,44% em janeiro, informa BC



O preço das matérias-primas internacionais (as chamadas commodities) tiveram alta de 1,44% em janeiro, de acordo com o Índice de Commodities Brasil (IC-Br), divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Banco Central.

Em dezembro, a alta foi de 2,49%. As commodities são geralmente produtos extraídos da terra e compõem grande parte das exportações do Brasil.

O indicador é composto pelos preços das commodities agrícolas, metálicas e energéticas convertido para reais. Dois destes três subgrupos tiveram altaem janeiro. Ascommodities metálicas (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) avançaram 0,73% no mês e 5,04% em 12 meses.

Já o grupo de commodities agropecuárias (carne de boi, carne de porco, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café e arroz) subiu 1,93% de dezembro de 2013 para janeiro de 2014. Em 12 meses, a alta foi de 4,10%. 

As commodities energéticas (petróleo Brent, gás natural e carvão) apresentaram estabilidade no período e acumularam uma valorização de 16,51% nos 12 meses até janeiro.

Fonte:
Portal Brasil com informações do Banco Central



05/02/2014 15:19


Artigos Relacionados


Preço de matérias-primas brasileiras volta a subir com alta 7,8 % em setembro

Matérias primas brasileiras têm alta de 2,73% em novembro

Aumento na produção de biodiesel exigirá novas matérias-primas

Presidente da Tecbio defende diversificação na produção de matérias-primas

Matérias primas da Amazônia serão usadas para fabricação de bebidas

Pesquisa: Físico da USP desenvolve porcelana de ossos com matérias-primas brasileiras