Preço do etanol cai 2,12% e o da gasolina 0,75% na última semana



Os preços do etanol hidratado e da gasolina comum mantiveram a trajetória de queda, na média nacional, de acordo com o Levantamento de Preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizado entre 30 de maio e 3 de junho.

No Brasil, o preço médio da gasolina “C” comum, que contém 25% de etanol anidro, foi de R$ 2,792/l, com redução de 0,75%, em relação à quarta semana de maio. Já o preço médio de revenda do etanol hidratado no País caiu 2,12%, no mesmo período, e passou para R$°1,939/l.

Na comparação com os valores da primeira semana de maio, a queda acumulada foi de 15,8% e de 4,2% nos preços médios de etanol hidratado e de gasolina C, respectivamente.

Na cidade de São Paulo, a queda do preço médio de revenda foi  de 1,0% para o etanol. Para a gasolina, a queda do preço médio foi de 1,06%.

Em Brasília, as reduções dos preços dos combustíveis ao consumidor final foram de 1,3% para o etanol e de 3,61% para a gasolina. Na cidade do Rio de Janeiro, a queda do preço médio de revenda foi de 2,1% para o etanol. Para a gasolina, a queda do preço médio foi de 0,4%.

Em quase todos os estados da federação foram verificadas quedas dos preços médios ao consumidor final nos dois combustíveis. Na região Sudeste destacam-se Minas Gerais, que apresentou redução de 4,25% para o etanol e de 1,6% para a gasolina, e Espírito Santo, onde a queda foi de 4,12% para o etanol e de 0,89% para a gasolina.

No mercado de revenda de etanol nas demais regiões, houve destaque para as reduções dos preços médios verificadas nos seguintes estados: Rondônia, de 6,49%; Acre, de 4,01%; Maranhão, de 3,66%; Mato Grosso, de 3,52%; e Ceará, de 2,96%.

Segundo a agência, a tendência para as próximas semanas deve ser de queda gradual dos preços dos combustíveis, paralelo ao crescimento na oferta de etanol nas unidades produtoras a preços mais baixos, dado o período de safra da cana-de- açúcar na região Centro-Sul.

O Levantamento de Preços da ANP é realizado, semanalmente, em mais de 8 mil postos revendedores em todo o País.


Fonte:
ANP



06/06/2011 11:45


Artigos Relacionados


Preços da gasolina e do etanol voltam a cair na última semana de maio

Aumento nos postos reflete o preço do etanol adicionado à gasolina, diz Petrobras

Preço médio da gasolina tem queda de 0,79% na segunda semana de junho

ANP registra queda de 3,5% no preço do etanol na segunda semana de maio

Preço da cesta básica cai 0,44% na última semana

Preço do etanol deve se normalizar na próxima semana, dizem produtores