Preços da gasolina e do etanol voltam a cair na última semana de maio



Os preços do etanol e da gasolina comum mantiveram a trajetória de queda na quarta semana de maio, na média nacional, de acordo com o Levantamento de Preços da ANP realizado entre 22 e 28 de maio. No Brasil, o preço médio da gasolina “C” comum, que contém 25% de etanol anidro, foi de R$ 2,813/l, apresentando uma redução de 1,68%, em relação à semana anterior, queda superior a que ocorreu na terceira semana do mês, que foi de 1,28%.

Já o preço médio de revenda do etanol hidratado no País caiu 4,58%, no mesmo período, e passou para R$ 1,981/l. A redução foi inferior à ocorrida na terceira semana do mês, quando o preço recuou 6,65% em relação à segunda semana do mês.

Na cidade de São Paulo, a queda dos preços médios de revenda foi  de 4,00% para o etanol. Para a gasolina, a queda do preço médio foi de 0,94%.

Em Brasília, entre a quarta semana de maio e a terceira, as reduções dos preços dos combustíveis ao consumidor final foram de 6,69% para o etanol e de 0,54% para a gasolina. Na cidade do Rio de Janeiro, a queda dos preços médios de revenda foi de 4,70% para o etanol. Para a gasolina, a queda do preço médio foi de 1,24%.

Entre os estados do Nordeste, os destaques foram a redução dos preços médios de revenda ocorridas no Ceará, de 4,48% para etanol e de 2,00% para a gasolina. No Piauí, a queda foi de 3,02% para o etanol e de 2,08% para a gasolina e, no Maranhão, de 2,14% para o etanol e de 2,12% para a gasolina. No Rio Grande do Norte, o preço do etanol baixou de 2,43% e o da gasolina, 1,28%, e em Sergipe, os preços da gasolina caíram 2,29% e os do etanol, 2,12%.

Nos estados da região Sul também foram verificadas quedas dos preços médios ao consumidor final nos dois combustíveis, com destaque para os recuos dos preços de revenda do etanol hidratado.

No Paraná, a redução foi de 9,62% para etanol e de 1,93% para gasolina comum, e em Santa Catarina, 5,02% para o etanol e 2,30% para gasolina. Já no Rio Grande do Sul, quedas de 5,99% para etanol e de 0,32% para a gasolina.

A tendência para as próximas semanas é que os preços mantenham-se em queda, tanto para a gasolina, quanto para o etanol hidratado, considerando o início da safra da cana de açúcar, o que possibilita uma maior oferta de etanol nas unidades produtoras a preços mais baixos.

O Levantamento de Preços da ANP é realizado, semanalmente, em mais de 8 mil postos revendedores em todo o país. Essa pesquisa é divulgada toda semana e tem como objetivo orientar o consumidor na hora da compra de combustíveis.


Fonte:
Agência Nacional do Petróleo 

 

30/05/2011 16:40


Artigos Relacionados


Preços da gasolina e do etanol voltam a cair na média nacional, segundo ANP

Preço do etanol cai 2,12% e o da gasolina 0,75% na última semana

Preço do etanol só deve cair em maio, estimam usineiros e distribuidores

ANP registra queda de 3,5% no preço do etanol na segunda semana de maio

Esta é a última semana para servidor nascido em maio se recadastrar

Mistura do etanol à gasolina volta para 25%