Preços baixos comprometem resultados do agronegócio, alerta Valter Pereira
"Vamos ter que pressionar o Governo para que adote medidas urgentes e positivas para evitar mais um ano de prejuízos para o campo". A afirmação é do senador Valter Pereira (PMDB-MS), ao abrir a reunião desta terça-feira (2) da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O senador celebrou nova safra recorde que o Brasil deverá colher este ano, "a segunda maior de sua história". No entanto, ele alertou para problemas que os produtores rurais enfrentam, decorrentes dos efeitos da crise mundial e da depreciação do valor do dólar.
O senador informou que os estoques mundiais de soja, milho e trigo estão altos, o que contribui para manter baixo o preço das commodities.
- Conclusão: na grande maioria dos casos, os preços recebidos pelos produtores não cobrem os custos de produção... Falar hoje, em retomada da renda do produtor rural é pura ficção, ou demagogia oficial - frisou ele, ao prever aumento de dívidas para o setor produtivo primário.
- O Governo poderia ter feito muito mais na área de infraestrutura - disse, ao apontar problemas nas estradas ruins e nos portos, citando ainda a falta de ferrovias.
02/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valter Pereira diz que remédio para crise é o agronegócio
Valter Pereira pede liberação de estoque de trigo para evitar aumento de preços
Valter Pereira alerta para 'riscos desconhecidos' da maconha
Discriminação contra as mulheres continua, alerta Válter Pereira
Valter Pereira alerta para efeitos das mudanças climáticas no Brasil
Valter Pereira lembra Dia da Água e alerta para escassez futura