Valter Pereira pede liberação de estoque de trigo para evitar aumento de preços



O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Valter Pereira (PMDB-MS), fez nesta terça-feira (3) um apelo para que o governo coloque no mercado, por meio de leilões governamentais, um milhão de toneladas do trigo estocado da safra passada, para evitar aumento dos derivados do cereal.

- Caso contrário, o governo poderá colher uma péssima notícia neste semestre: a volta do crescimento da inflação - alertou o senador, no início da reunião da Comissão.

Valter Pereira lembrou que o Brasil necessita, anualmente, de 10 milhões de toneladas de trigo por ano para abastecer o mercado interno, mas só produz cinco milhões. A preocupação, segundo explica, é porque as indústrias que importam o produto dos Estados Unidos estão se deparando com altas superiores a 30% em comparação a cotações feitas há 30 dias, quando a tonelada do cereal americano era de US$ 178.

- Ontem, a mesma tonelada estava valendo US$ 240, alta de 35% - observou o parlamentar, ao lembrar que há pouca disponibilidade do cereal na Argentina, grande produtora.

Segundo Valter Pereira, a busca do trigo no mercado externo será inevitável entre agosto e início de outubro, quando entra a safra brasileira, e o reflexo direto, caso o governo federal não tome uma providência, "será o possível aumento dos derivados do trigo, principalmente o pãozinho nosso de cada dia".



03/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias pede ao governo que use o trigo do produtor nacional para evitar aumento de preços

Valter Pereira vai pedir redução da burocracia na liberação de verbas para projetos nos municípios

Valter Pereira garante que país pode aumentar oferta de alimentos e reduzir importação do trigo

Valter Pereira cobra do governo liberação de créditos da Lei Kandir

Preços baixos comprometem resultados do agronegócio, alerta Valter Pereira

Valter Pereira registra aumento de recursos para agricultura, mas teme não ser suficiente para a demanda