Preços de commodities têm queda de 4,47% em maio



O Índice de Commodities Brasil (IC-Br), divulgado nesta quarta-feira (1º) pelo Banco Central (BC), registrou queda de 4,47%% em maio deste ano, ante o mês anterior. No acumulado do ano até maio, houve alta de 3,04%. Em 12 meses encerrados em maio, o índice aumentou 31,29%. A alta do preço das commodities é um dos fatores que causam inflação e forçam o aumento dos juros

O índice verifica as variações de preços de produtos básicos com cotação internacional (commodities) para avaliar os efeitos na inflação do Brasil. O segmento agropecuário (formado por carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café e carne de porco) teve queda de 6,58% na comparação de maio com abril e alta de 1,58% no acumulado do ano até o mês passado. 

No caso dos metais (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel), houve queda de 2,32%, no mês, e alta de 1,02%, no acumulado até maio.

O segmento de energia (petróleo, gás natural e carvão) apresentou queda de 1,56% em maio, ante o mês anterior, e alta de 8,17% nos cinco meses do ano.

Segundo os dados do Banco Central, o IC-Br apresentou queda maior em maio em relação a abril do que o índice CBR, calculado pelo Commodity Research Bureau. Esse índice, que teve queda de 1,34% no período, é uma medida dos movimentos de preços de produtos básicos mais sensíveis a mudanças de condições econômicas. No acumulado do ano até maio, o CBR apresentou alta de 4,79%.

 

Fonte:
Agência Brasil



01/06/2011 16:50


Artigos Relacionados


Preços de commodities com impacto na inflação brasileira têm queda de 0,16% em agosto

Preços agropecuários têm queda de 3,62% no mês de maio

IBGE: preços das indústrias têm maior queda desde 2009 e baixam 0,55% em maio

CRE discute preços de 'commodities' e alimentos

Preços das commodities aumentaram 4,73% em fevereiro, indica BC

Preços das commodities avançam 0,64% em março, segundo índice do BC