Prédio do TRE em MS será denominado Palácio Tuiuiú
Projeto do senador Ramez Tebet (PMDB-MS) que dá o nome de Palácio Tuiuiú ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul foi aprovado nesta terça-feira (26), em caráter terminativo, pela Comissão de Educação (CE). Segundo Tebet, -a representatividade do tuiuiú (também conhecido como jaburu) materializa mais um elo entre o Tribunal Regional Eleitoral, a população do Mato Grosso do Sul e o peculiar ecossistema que caracteriza a região do Pantanal-.
Em parecer favorável ao projeto, o senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) afirmou que 65% da área pantaneira pertence ao estado de Mato Grosso do Sul, e que -é impossível não associar a imagem do pernalta tuiuiú, de bela plumagem branca e papo vermelho, aos córregos, rios, baias e corixos do pantanal-. Juvêncio disse ainda que a medida contribui para a conscientização ambiental.
No debate sobre a matéria, a senadora Marina Silva (PT-AC) disse que o projeto era um gesto de Tebet de respeito à cultura e à fauna de Mato Grosso do Sul. O senador Lindberg Cury (PFL-DF) quis saber se o TRE e a população concordavam com a sugestão de Tebet. O relator disse que não poderia dar essa resposta, mas observou que o nome sugerido era expressivo e educativo. Já o senador Romeu Tuma (PFL-SP) lembrou que Tebet é advogado e disse que o presidente do Senado tem um bom relacionamento com as autoridades do Judiciário de Mato Grosso do Sul.
Na mesma reunião, a CE aprovou, em caráter terminativo, projeto do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) que acrescenta o nome -Lauro Carneiro de Loyola- à denominação do Aeroporto de Joinville (SC), e, em caráter não terminativo, projeto do deputado Antônio Carlos Konder Reis (PFL-SC) que acrescenta o nome -Ministro Victor Konder- à denominação do Aeroporto de Navegantes, também em Santa Catarina.
Ambos os projetos foram relatados pelo senador Geraldo Althoff (PFL-SC), que informou que o médico, professor e empresário Lauro Carneiro de Loyola foi deputado federal por várias legislaturas e empenhou-se em favor da construção de um aeroporto em Joinvile. Já o ministro Victor Konder, registrou Althoff, foi ministro de Viação e Obras Públicas no governo do presidente Washington Luís e um dos principais responsáveis pela introdução da aviação no Brasil.
26/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado envia à Câmara projeto que denomina Palácio Tuiuiú o novo prédio do TRE
Projeto de Tebet nomeia de Palácio Tuiuiú o TRE-MS
Trecho do BR-393 será denominado 'Prefeito Nelson dos Santos Gonçalves'
Prédio que abrigará Museu Pelé, em Santos, será reformado
Justiça: Prédio do CIC-Leste será demolido nesta quarta-feira
Edifício do Interlegis poderá ser denominado Ronaldo Cunha Lima