Prêmio Culturas Indígenas 2010 terá novo formato e um portal exclusivo
O Prêmio Culturas Indígenas, que visa incentivar a produção cultural indígena e destacar as ações, projetos e iniciativas desenvolvidos pelas comunidades, terá, na edição deste ano duas novidades: um novo formato de seleção de projetos e um portal de informações interativas sobre culturas indígenas.
Esta edição, que homenageia Marçal Tupã-Y, premiará 92 trabalhos habilitados na edição de 2007. Com a mudança no formato, o objetivo é valorizar o esforço das comunidades e organizações que enviaram propostas e não foram contemplados na época. O prazo para confirmação de inscrição é até o dia 15 de outubro.
Cada premiado receberá 20 mil reais e a distribuição dos prêmios será feita de forma a garantir o maior número de povos por estado.
As comunidades contatadas pela equipe do prêmio devem enviar para um conjunto de documentos para o endereço Rua Harmonia, 1150, bairro Vila Madalena, São Paulo, SP, Cep: 05435-001.
Será exigida a entrega de um documento reafirmando a intenção de executar as ações previstas na iniciativa da comunidade ou organização indígena e outro documento indicando o representante da comunidade que receberá o recurso em caso de premiação.
Estes documentos devem conter pelo menos 10 assinaturas de lideranças da comunidade proponente da iniciativa. Se a iniciativa tiver sido apresentada por uma organização indígena, deve conter a assinatura de todos os seus diretores.
Novo portal será lançado no final do ano
O portal de informações interativas sobre culturas indígenas será lançado simultaneamente à premiação, marcada para o final do ano. A idéia é que o portal, alimentado pelo banco de dados do prêmio, seja também um canal de divulgação das culturas indígenas.
No endereço, serão disponibilizadas informações e ferramentas que estimulem a troca de experiências, e subsídios para elaboração de políticas públicas. O objetivo é fortalecer a rede das culturas indígenas.
A cada edição o Prêmio homenageia um líder indígena reconhecido pela luta em favor dos direitos dos povos indígenas. A III Edição lembra o líder guarani Marçal Tupã-Y assassinado em 25 de novembro de 1983 em função de seu papel na luta pela demarcação das terras indígenas.
O prêmio é uma realização da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura em parceria com Articulação Indígena da Região Sul (Arpinsul), com o patrocínio da Petrobras por meio de recursos da Lei Rouanet.
Fonte:
Ministério da Cultura
17/09/2010 18:41
Artigos Relacionados
Iniciado pagamento do Prêmio Culturas Indígenas
Ministério da Cultura anuncia selecionados no Prêmio Culturas Indígenas
Prêmio Culturas Indígenas do Acre recebe inscrições até 5 de outubro
Oficinas vão capacitar candidatos a concorrer ao Prêmio Culturas Ciganas 2010
Pequeno e médio empresário ganham portal exclusivo
Governo terá novo portal para informações sobre convênios